Profmat abre inscrições para Mestrado em 2024

As inscrições podem ser realizadas até o dia 6/10/2023

Está aberto o período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) 2024. A iniciativa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores que busquem aprimoramento da formação profissional.

Podem se inscrever no Exame professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada. 

Os interessados terão até às 17h (horário de Brasília) de 6 de outubro para registrarem sua inscrição no site https://ena.profmat-sbm.org.br/. São ofertadas 1.800 vagas distribuídas por todo o Brasil para o ingresso no Profmat em março de 2024. A prova busca comprovar o domínio matemático dos candidatos e consistirá de 30 questões de múltipla escolha. 

A avaliação será realizada no dia 21 de outubro de 2023, em caráter presencial, iniciando-se às 14h com término às 17h.

O edital completo, com todos os detalhes do Exame Nacional de Acesso ao Profmat em 2024, está disponível neste link.

Sobre o Profmat

O Profmat é um programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Atualmente, o Profmat conta com 106 instituições associadas, que garantem que o programa tenha abrangência nacional. Além disso, são elas que asseguram o caráter de gratuidade do Programa, e são responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Institucionais, por toda a coordenação das atividades do Profmat, descritas no Regimento do Profmat e suas normas.

O Profmat foi recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).