Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas

Prêmio Respostas para o Amanhã está com inscrições abertas

O Prêmio Respostas para o Amanhã, é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tem o apoio da UNESCO, Reduca, OEI, Consed e outras instituições comprometidas com a educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, no Brasil o Prêmio já mobilizou mais de 153 mil estudantes, 10.200 professores de cerca de 4.120 escolas.

O Prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.

As inscrições estão abertas até 17 de junho, somente pelo site www.respostasparaomanha.com.br.

Destaques da 6ª edição:

Projetos com foco na abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta. A novidade visa despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, assim como contribuir para sua formação, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida.

Os projetos devem partir de demandas reais ou globais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Participação de equipes, de 5 a 15 participantes de uma mesma turma, orientadas por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. Nesse novo formato, uma mesma turma poderá se organizar por equipes e concorrer com diferentes projetos.

Participação de até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua equipe, sendo que esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, fortalecendo assim a interdisciplinaridade.

Certificado de participação para os professores e estudantes dos projetos classificados.

Premiação para as escolas, professores e estudantes sendo:

  • 20 projetos Semifinalistas: Cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 (vinte) projetos semifinalistas será contemplado com: 1 tablet Samsung;
  • 10 projetos Finalistas: Cada uma das escolas dos 10 (dez) projetos finalistas será contemplada com: 1 (uma) TV Samsung 55” e 1 (um) notebook Samsung;
  • 3 projetos Vencedores pelo Júri Popular: As escolas em que estudam as equipes responsáveis pelos 03 (três) projetos eleitos pelo público serão contempladas com troféus “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. O valor desses troféus é simbólico, não comercial.

3 Vencedores Nacionais: Cada aluno das 3 equipes vencedoras serão contemplados com:

  • 1º lugar: 1 smartphone Samsung;
  • 2º  lugar: 1 notebook Samsung;
  • 3º lugar: 1 tablet Samsung.

O Prêmio disponibiliza também aos professores e estudantes conteúdos formativos para subsidiar o desenvolvimento das propostas e enriquecer ainda mais os projetos. Além disso, haverá a continuidade do Curso Aprender por Projeto para educadores, desvinculado da participação na 6ª edição, oferecido gratuitamente e com certificação ao final.

Para saber mais sobre a proposta, assista a reportagem no programa Marcas&Cidadania, da TV Cultura Digital, com destaque para o Prêmio Respostas para o Amanhã. Clique aqui.