Nota de falecimento

Nota de falecimento

Alexandre Augusto Martins Rodrigues
(1930-2018)

Faleceu nesta sexta-feira, 20/04, em São Paulo, aos 87 anos, o matemático Alexandre Augusto Martins Rodrigues, Professor Titular junto ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), aposentado desde 2000. O professor Alexandre foi o primeiro bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, na época Conselho Nacional de Pesquisas) a se doutorar em Matemática no exterior.

Nasceu a 7 de setembro de 1930 em São Paulo e foi educado no Colégio Caetano de Campos e no Colégio Presidente Roosevelt. Em 1949 ingressou na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP. Graduou-se em 1952, tendo sido o único daquela turma. Doutorou-se em 1956 pela Universidade de Chicago sob a orientação de André Weil e Shiing-Shen Chern. De volta ao Brasil, lecionou na FFCL, na Universidade de Brasília e na Escola Politécnica da USP até, com a criação do IME em 1970, fixar-se definitivamente nesse instituto.

Nesse ínterim, atuou na área de geometria diferencial e foi pesquisador visitante em prestigiadas instituições de ensino superior nos Estados Unidos e na França, tais como Princeton, Columbia, Harvard, Yale e Grenoble, tendo trabalhado com Donald Spencer, Massataki Kuranishi, Jean-Louis Koszul e Charles Ehresmann.

Suas mais importantes contribuições situam-se na teoria dos pseudogrupos de Lie. Exerceu importante papel na difusão da matemática no Brasil. Participou da organização dos dois primeiros Colóquios de Matemática no Brasil em 1957 e Foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências em 1964. Orientou nove alunos de doutorado no Brasil, três na França e um na Venezuela. Acima de tudo, foi uma inspiração para quem o conheceu.