Marcelo Viana recebe a Cruz da Referência Nacional

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, conquistou um novo prêmio em reconhecimento por seu trabalho em prol da Matemática: a Cruz da Referência Nacional, concedida pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) e entregue, na noite desta segunda-feira, em cerimônia realizada na Mansão Carioca, no Alto da Boa Vista. É a terceira distinção conquistada pelo matemático carioca desde que assumiu a instituição de pesquisa, em janeiro de 2016.

“Estou muito sensibilizado com o fato de a ANCEC ter decidido homenagear a área de Educação e Ciência. Todas as iniciativas que o IMPA vem desenvolvendo visam ao ensinamento da matemática no Brasil”, declarou Marcelo Viana, cuja indicação foi referendada por membros da agência e personalidades anteriormente homenageadas, entre empresários, artistas e comunicadores.

Nesta edição, a comenda também foi outorgada aos cantores e compositores Gilberto Gil, Evandro Mesquita e Nelson Sargento e ao atleta Robson Caetano, entre outros homenageados. Além da Cruz da Referência Nacional, a ANCEC reconhece as artes cênicas, a música, o esporte e a comunicação com as medalhas Nelson Gonçalves e Renato Russo e os troféus Chico Xavier, Nelson Rodrigues e Mário Filho.  Premiados por sua atuação, as atrizes Malu Mader e Deborah Evelyn e o ator Caio Castro, entre outros nomes da área artística, participaram da cerimônia da Mansão Carioca.

Maior prêmio científico da França

Em 2016, Marcelo Viana recebeu duas destacadas distinções. Em junho, foi a Paris receber o Grande Prêmio Louis D., a mais prestigiosa láurea científica da França, por suas realizações na área de sistemas dinâmicos e teoria do caos. Pela primeira vez, um brasileiro e também matemático foi agraciado com tamanha honraria concedida, desde 2000, pelo renomado Institut de France.  Viana dividiu o prêmio de 450 mil euros com o francês e matemático François Labourie, da Universidade de Nice. Os recursos vão financiar um projeto de colaboração entre os dois países, na área de sistemas dinâmicos.

Quatro meses após receber uma das mais importantes comendas científicas do mundo, Marcelo Viana foi um dos agraciados com o Prêmio Anísio Teixeira de Educação Básica, da Coordenação de Apoio ao Pessoal de Nível Superior (Capes), por ter contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país.

Fonte: IMPA
Link: https://impa.br/page-noticias/marcelo-viana-recebe-a-cruz-da-referencia-nacional/