Inscrições abertas para o Prêmio Elon Lages Lima 2023

Premiação concedida por SBM e SBMAC volta a ser realizada após três anos

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Elon Lages Lima, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

O prêmio é voltado para obras escritas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil. Elas devem ser dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, sendo aceitos os formatos de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. A obra inscrita deve ter sido publicada há, no máximo, quatro anos anteriores ao ano da premiação.

A premiação homenageia o matemático, pesquisador e professor Elon Lages Lima. Comendador e grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), também foi professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O período de submissões da edição 2023 permanecerá aberto até o dia 15 de abril. A comissão julgadora irá realizar a análise entre 16 de abril e o dia 1º de junho, data da divulgação do resultado. Esta é a terceira edição do Prêmio Elon Lages Lima, que volta a ser distribuído após três anos de hiato. A entrega será realizada durante o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira.

Neste ano, a comissão julgadora será presidida pelo professor Carlile Lavor (Unicamp) e composta pelas professoras Elizabeth Wegner Karas (UFPR) e Liliane Maia (UnB), além dos professores João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) e Ronaldo Garcia (UFG). 

As inscrições podem ser realizadas na página do Prêmio Elon Lages Lima, onde também consta o regulamento completo da premiação.