IMPA faz evento para comemorar 80 anos de Jacob Palis

IMPA faz evento para comemorar 80 anos de Jacob Palis

Em comemoração ao aniversário de 80 anos de Jacob Palis, o IMPA realiza uma conferência especial em 11 e 12 de março. Aberto a estudantes e pesquisadores, o encontro discutirá o trabalho científico desenvolvido pelo pesquisador emérito do instituto, conhecido por ter criado novas perspectivas na área de sistemas dinâmicos. 

programa conta com apresentações de pesquisadores do IMPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. Entre os 12 palestrantes, estão Sylvain Crovisier (Universidade Paris-Sul), Rafael Labarca (Universidad de Santiago de Chile), Carlos Gustavo Moreira, Luna Lomonaco e Enrique Pujals (IMPA) e Maria José Pacífico (UFRJ). Interessados podem se inscrever no site do IMPA

O evento faz parte da conferência internacional em comemoração ao aniversário do matemático, que acontecerá no Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), em agosto de 2020, em Trieste. Colaboradores, antigos alunos e pesquisadores que tenham tido uma relação especial com Palis estão convidados a participar.

A Academia Brasileira de Ciências, que Palis presidiu entre 2007 e 2016, também vai comemorar os 80 anos do matemático. Na tarde da terça-feira (10), pesquisadores se reúnem na sede da ABC, no Centro do Rio de Janeiro, para discutir o legado e as pontes científicas criadas por Jacob Palis ao longo de sua carreira. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, será um dos palestrantes. As inscrições são gratuitas e a programação está disponível. 

Na sexta-feira (13), é a vez do EDAÍ, seminário de Sistemas Dinâmicos organizado pela PUC-Rio, UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) celebrar a data. Organizado semanalmente desde 2008, o 88º encontro do grupo homenageia os 80 anos de Palis. Stefano Luzzatto, do ICTP, encerra as atividades do dia apresentando a conjectura de Palis e descrevendo alguns trabalhos recentes relacionados a Climenhaga e Pesin. 

Biografia

Amante da matemática desde criança, Jacob Palis, nasceu em Uberaba (MG), em 15 de março de 1940. Caçula de oito irmãos, formou-se em engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Concluiu mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia (EUA), nos anos 1960. 

No início dos anos 1990, foi membro do Conselho Científico de Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) e seu presidente de 2003 a 2005. Palis também foi secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e eleito presidente da entidade de 2007 a 2012.

O pesquisador emérito presidiu a União internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002 e foi diretor-geral do IMPA de 1993 a 2003. O matemático foi ainda condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França em 2005.

Em 2018, recebeu nova condecoração: a Medalha de Oficial da Legião de Honra da França, pelo trabalho de excelência realizado em prol da ciência mundial e das relações científicas entre a França e o Brasil. Conquistou o prêmio Abdus Salam Award em 2019, junto ao físico Sandro Radicella e a Biblioteca Marie Curie. Em janeiro de 2020, recebeu o Título de Pesquisador Emérito do CNPq.

Reprodução IMPA