O Senado aprovou hoje o PLC 25/16 (PL 2.496/15) dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Wilson Filho (PTB/PB) e Pedro Fernandes (PTB/MA), que institui o “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”.
O objetivo é dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, dois dos maiores eventos da Matemática no Mundo, que serão sediados no Brasil.
O título do biênio, “Gomes de Sousa”, remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), pioneiro no estudo da matemática no Brasil.
Nobel da Matemática
Canziani ressalta a importância da realização do congresso no País. “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, hoje celebra a conquista do Nobel da matemática”, lembrou o deputado.
Ele se refere ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, que em 2014, recebeu a Medalha Fields, popularmente conhecida como o “Nobel da matemática”. Ele é o primeiro ganhador do prêmio na América latina.
Estímulo
O presidente da Frente da Educação explicou que a Olimpíada da Matemática envolve estudantes do ensino médio do mundo todo. “Ela é um estímulo para o desenvolvimento da educação matemática em cada país”, disse o parlamentar.
Já o Congresso Internacional de Matemáticos trata de diversos campos específicos da ciência matemática, além de evidenciar iniciativas ligadas ao ensino de matemática do país-sede.
Alex Canziani espera que o biênio ajude a promover a cultura da Matemática e a difundir do valor da educação matemática no País.
Tramitação
Com a conclusão da matéria nas duas casas, Câmara e Senado, a matéria segue agora para sanção presidencial. Após assinatura do presidente, o Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa passa a fazer parte do calendário oficial.
Fonte: Blog da Educação
Clique aqui para acessar a noticia completa.