CNPq amplia regras para bolsas PQ Sênior

CNPq amplia regras para bolsas PQ Sênior

A partir de agora, todos os bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) com 20 anos de bolsa em qualquer um dos níveis 1 podem solicitar alteração para a modalidade PQ Sênior (PQ-Sr). A alteração normativa definida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mantém também a condição de 15 anos como 1A e 1B, que até então regia a bolsa PQ-Sr.

A ampliação dos critérios para essa modalidade visa valorizar pesquisadores que se destacaram entre seus pares, atuando como referências em suas áreas.

Atualmente, são 151 bolsas PQ-Sr ativas no CNPq. Acredita-se que, com a adoção da proposta aqui apresentada, esse número pode mais que dobrar. Importante ressaltar que isso não implica em aumento de gastos, pois, ao se tornar PQ-Sr, deixa-se de receber o adicional de bancada. “Esta decisão do CNPq visa, por um lado, fortalecer e dar segurança aos pesquisadores que já demonstraram seu valor e contribuição para a ciência brasileira e, por outro, abrir espaço para a nova geração poder apresentar sua contribuição – ampliando o espectro de bolsistas em quantidade e reconhecimento”, esclarece o presidente do CNPq, Mario Neto Borges.

Os pesquisadores que desejarem solicitar a mudança para a categoria PQ-Sr deverão enviar a proposta por meio da Plataforma Carlos Chagas. O prazo para essa solicitação é até 31 de julho.

 

Reprodução CNPq