Artur Avila recebe prêmio Personalidade França-Brasil

O matemático Artur Avila, pesquisador extraordinário do IMPA, foi homenageado na noite desta terça-feira (5) pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB). Medalha Fields em 2014, Avila recebeu o Prêmio Personalidade. Na solenidade, realizada no Rio de Janeiro, o matemático brasileiro participou de um bate-papo sobre a história e os rumos da Matemática com o cineasta e jornalista João Moreira Salles.

O Prêmio Personalidade França-Brasil, em sua 17ª edição, foi criado com o objetivo de homenagear brasileiros e franceses que tenham contribuído para o fortalecimento das relações entre os dois países em setores variados.

A solenidade teve a participação do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. Em discurso, ele saudou o matemático brasileiro, o primeiro de países em desenvolvimento a receber a Medalha Fields com os estudos realizados fora dos grandes centros de pesquisa da Europa e dos Estados Unidos. Avila concluiu mestrado e doutorado no IMPA.

A conversa entre João Moreira Salles e Artur Avila teve como temas principais os processos de produção matemática, o impacto da Matemática na sociedade e na tecnologia e os desafios do ensino matemático, da escola básica à pesquisa de ponta.

Para Avila, “cada matemático vê o universo de uma maneira” e “tenta passar o entusiasmo de um para o outro”. “E progredir”, acrescentou.

O matemático contou que, sem o IMPA, não teria cursado Matemática. “Talvez engenharia”, comentou. Ele disse que, embora o IMPA já tivesse um trabalho com jovens, só ao participar da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEPs) soube de sua existência.

“Fortuitamente, a premiação se dava no IMPA. Nunca tinha ouvido falar. Fiquei curioso. Quem trabalhava lá?“, lembrou Avila sobre o início de seu vínculo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Fonte: IMPA
Link da noticia: https://impa.br/page-noticias/avila-recebe-premio-personalidade-franca-brasil/