Artur Avila recebe comenda do Ministério da Educação

Artur Avila recebe comenda do Ministério da Educação

O pesquisador extraordinário do Impa Artur Avila recebeu nesta quinta-feira (2) a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo das mãos do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. A comenda foi entregue durante a premiação dos 575 alunos medalhistas de ouro nas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu no mesmo pavilhão do Riocentro onde, na véspera, quatro dos mais importantes matemáticos do mundo foram laureados com a Medalha Fields no ICM 2018.

Avila, único brasileiro a ganhar a Medalha Fields (2014), comemorou o reconhecimento do MEC. “Mesmo sem trabalhar convencionalmente como um educador, já que meu trabalho se concentra em pesquisa, há outras maneiras de ter efeito educativo sobre a população. Neste caso, como uma inspiração”, afirmou.

O matemático contou que gosta de participar das cerimonias de premiação da OBMPEP e valorizou a conquista dos jovens medalhistas da OBMEP. “É muito especial o que está sendo feito no Brasil. Eles estão no caminho certo, a primeira coisa é se encantar com a Matemática, é um processo. Se já chegaram até aqui, as coisas funcionaram em parte, mas ainda há um caminho longo a ser percorrido e não necessariamente na Matemática. Essas medalhas certamente farão diferença na vida deles.”

 

Reprodução: IMPA