1st Joint Meeting Brazil-France in Mathematics

1st Joint Meeting Brazil-France in Mathematics

O primeiro Encontro Conjunto Brasil-França em Matemática (1st Joint Meeting Brazil-France in Mathematics) acontecerá no Impa, Rio de Janeiro, de 15 a 19 de julho de 2019.

Já nos anos 50, matemáticos franceses como André Weil e Laurent Schwartz passaram longos períodos como visitantes na Universidade de São Paulo. A cooperação matemática entre os dois países tornou-se intensa na década de 1970 quando brilhantes jovens matemáticos franceses realizaram seu serviço militar como coopérants no Impa.

A cooperação bilateral cresceu substancialmente ao longo dos anos, tanto que é justo afirmar que cada um dos países é agora um importante parceiro científico do outro no campo da matemática. Um grande sinal dessa parceria é a Medalha Fields concedida em 2014 a Artur Avila em nomeação conjunta do Impa e a Universidade de Paris.

A SBM e a SBMAC juntamente com as sociedades matemáticas da França (SMF e SMAI) decidiram reunir matemáticos dos dois países, especialmente jovens pesquisadores, para consolidar e renovar a cooperação estabelecida ao longo dos anos.

O encontro acontecerá no Impa, Rio de Janeiro, de 15 a 19 de julho de 2019.

Informações sobre inscrição e programação acesse aqui: https://impa.br/eventos-do-impa/eventos-2019/1st-joint-meeting-brazil-france-in-mathematics/