Coloque sua leitura em dia!

#ficaemcasa

Acesse nosso site e veja as publicações gratuitas da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, artigos disponíveis em nossos periódicos, e o site do PROFMAT com várias dissertações do programa.

Ebooks gratuitos 

Coleção Coletâneas Matemática – https://bit.ly/2WKL91y
Coleção Colóquios de Matemática – https://bit.ly/2UkJpdL

Periódicos

Revista do Professor de Matemática  – https://bit.ly/3dvMCyu
Revista Professor de Matemática Online – http://pmo.sbm.org.br/
Revista Matemática Universitária – https://rmu.sbm.org.br/
Revista Matemática Contemporânea  – https://mc.sbm.org.br/
Ensaios Matemáticos – https://ensaios.sbm.org.br/

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Dissertações – https://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes/
 .
Quando tudo isso passar estaremos prontos para recebê-los de braços abertos.
A SBM deseja a todos muita saúde e que esses dias difíceis sejam vencidos com muita tranquilidade, paciência e otimismo.

Inscrições abertas para o Prêmio Elon Lages Lima

O prêmio foi criado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC e tem como objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações.

Podem concorrer autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil e que tenham publicado obras na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto, publicadas no intervalo de quatro anos anteriores ao ano da premiação que atendam às condições definidas no Regulamento do Prêmio.

As inscrições seguem até 20 de maio e podem ser feitas pelos próprios autores, ou por terceiros autorizados por eles, no site: https://premiacoes.sbm.org.br/.

O vencedor recebe diploma certificado pela SBM e SBMAC e R$ 10 mil.

Serão considerados como critérios de julgamento da obra: originalidade, relevância, e profundidade; a clareza e qualidade da exposição; o histórico de revisões, resenhas e eventuais distinções e premiações; a circulação nacional ou internacional, bem como as contribuições ao ensino e pesquisa em Matemática e Aplicações.

Para mais informações, acesse o site: www.sbm.org.br/premio-elon-lages-lima

Jacob Palis é homenageado na Academia Brasileira de Ciências

Pesquisadores, ex-alunos, amigos e colaboradores se reuniram para celebrar os 80 anos de Jacob Palis na Academia Brasileira de Ciências, na terça-feira (10). O trabalho científico desenvolvido pelo matemático e sua atuação como presidente de várias instituições foram tratados pelos palestrantes. O homenageado acompanhou as apresentações de companheiros de longa data.

“Este é um evento que dignifica a ABC”, disse Luiz Davidovich, presidente da instituição, ao abrir a conferência “Academical Bridges: celebrating Jacob Palis 80th anniversary”. Ao mostrar fotos antigas de Palis ao lado de Maurício Peixoto e Stephen Smale, Davidovich ressaltou que quando o matemático era ainda um recém-formado, já figurava como um modelo para os estudantes do ensino médio. “Jamais poderia imaginar que aquele estudante brilhante viria a se tornar meu amigo de fé.”

Pesquisador emérito do IMPA, Palis presidiu a ABC entre 2007 e 2016. Durante seus três mandatos, realizou mudanças estruturais importantes como a criação das vice-presidências regionais, da categoria de membros afiliados e de membros institucionais. “Ele tem a marca registrada de promover grandes transformações nas instituições das quais participou”, pontuou o atual presidente da ABC.

“Não há a menor chance de eu ser justo com a contribuição do Jacob na minha apresentação”, anunciou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, no início de sua palestra. “São mais de 40 anos de carreira na área de sistemas dinâmicos, e seria impossível reunir isso em poucas palavras”, acrescentou.

Desde que se tornou pesquisador do IMPA, Palis orientou 41 alunos de doutorado, realizou mais de 70 publicações matemáticas e já trabalhou com 23 coautores. “Jacob é uma destas poucas pessoas cuja vida e trajetória ganham um significado histórico. A marca dele toca a ciência como um todo, em escala mundial.”

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione, comentou sobre as medidas que Palis tomou como membro da SBM e da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), como a criação das palestras de excelência e a separação de recursos para que matemáticos brasileiros pudessem participar de conferências no exterior. 

Para Jerson Lima, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o homenageado é como um “Midas” da ciência brasileira, transformando tudo o que toca em ouro. “Durante sua presidência na Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), usou as ideias inovadoras implementadas na ABC, encorajando homens e mulheres de todas as partes do mundo a ingressar na carreira científica. Ele provou que talento não tem preferência geográfica, étnica ou de gênero.”

Foi na cerimônia de entrega do Prêmio para Mulheres na Ciência, que conquistou em 2011, que a pesquisadora Viviane Ribeiro Tomaz (UFMG) conheceu o professor. “Ele transmitiu um apoio que não consigo colocar em palavras, falando sobre a importância de mulheres trabalharem na ciência. Quando comecei a minha trajetória acadêmica pensei que seria professora do ensino fundamental. Esta foi a primeira vez que percebi que era uma cientista.”

Nem o surto de coronavírus impediu colegas de participarem da comemoração. Stefano Luzzatto, do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês); e Mohamed H.A. Hassan, presidente da TWAS, participaram do evento por Skype. 

Orientado por Palis no pós-doutorado, Luzzatto destacou o que considera um dos traços mais marcantes do pesquisador brasileiro. “Jacob enxerga os alunos como seres humanos antes de matemáticos. Consegue criar uma sinergia entre os estudantes e os orientadores de forma que todos se sintam profundamente envolvidos com a pesquisa. Essa é uma das razões pela qual a escola do IMPA em sistemas dinâmicos é um sucesso mundial.”

Hassan falou sobre a extensa trajetória de Palis na TWAS, elencando três de suas maiores contribuições para a academia. “Ele deu continuidade a projetos importantes de presidentes anteriores, aumentou o suporte a jovens cientistas e transformou a TWAS em uma academia global”, mencionou.

Reprodução: IMPA

IMPA faz evento para comemorar 80 anos de Jacob Palis

Em comemoração ao aniversário de 80 anos de Jacob Palis, o IMPA realiza uma conferência especial em 11 e 12 de março. Aberto a estudantes e pesquisadores, o encontro discutirá o trabalho científico desenvolvido pelo pesquisador emérito do instituto, conhecido por ter criado novas perspectivas na área de sistemas dinâmicos. 

programa conta com apresentações de pesquisadores do IMPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. Entre os 12 palestrantes, estão Sylvain Crovisier (Universidade Paris-Sul), Rafael Labarca (Universidad de Santiago de Chile), Carlos Gustavo Moreira, Luna Lomonaco e Enrique Pujals (IMPA) e Maria José Pacífico (UFRJ). Interessados podem se inscrever no site do IMPA

O evento faz parte da conferência internacional em comemoração ao aniversário do matemático, que acontecerá no Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), em agosto de 2020, em Trieste. Colaboradores, antigos alunos e pesquisadores que tenham tido uma relação especial com Palis estão convidados a participar.

A Academia Brasileira de Ciências, que Palis presidiu entre 2007 e 2016, também vai comemorar os 80 anos do matemático. Na tarde da terça-feira (10), pesquisadores se reúnem na sede da ABC, no Centro do Rio de Janeiro, para discutir o legado e as pontes científicas criadas por Jacob Palis ao longo de sua carreira. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, será um dos palestrantes. As inscrições são gratuitas e a programação está disponível. 

Na sexta-feira (13), é a vez do EDAÍ, seminário de Sistemas Dinâmicos organizado pela PUC-Rio, UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) celebrar a data. Organizado semanalmente desde 2008, o 88º encontro do grupo homenageia os 80 anos de Palis. Stefano Luzzatto, do ICTP, encerra as atividades do dia apresentando a conjectura de Palis e descrevendo alguns trabalhos recentes relacionados a Climenhaga e Pesin. 

Biografia

Amante da matemática desde criança, Jacob Palis, nasceu em Uberaba (MG), em 15 de março de 1940. Caçula de oito irmãos, formou-se em engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Concluiu mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia (EUA), nos anos 1960. 

No início dos anos 1990, foi membro do Conselho Científico de Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) e seu presidente de 2003 a 2005. Palis também foi secretário-geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de 2001 a 2006 e eleito presidente da entidade de 2007 a 2012.

O pesquisador emérito presidiu a União internacional de Matemática (IMU) de 1999 a 2002 e foi diretor-geral do IMPA de 1993 a 2003. O matemático foi ainda condecorado Cavaleiro da Ordem pela Legião de Honra da França em 2005.

Em 2018, recebeu nova condecoração: a Medalha de Oficial da Legião de Honra da França, pelo trabalho de excelência realizado em prol da ciência mundial e das relações científicas entre a França e o Brasil. Conquistou o prêmio Abdus Salam Award em 2019, junto ao físico Sandro Radicella e a Biblioteca Marie Curie. Em janeiro de 2020, recebeu o Título de Pesquisador Emérito do CNPq.

Reprodução IMPA

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020 estão abertas até as 23h59 de 20 de março.

Podem participar escolas públicas e privadas. Os representantes das escolas devem realizar a inscrição dos estudantes exclusivamente no site da OBMEP: www.obmep.org.br

Os estudantes que desejam participar da competição devem entrar em contato com o responsável pela olimpíada na escola.

Clique aqui para assistir o vídeo

Para maiores informações acesse entre em contato com o Atendimento da OBMEP:
Site: www.obmep.org.br
Telefone: 21 2529-5084
E-mail:contato@obmep.org.br

Professor de Matemática Online (PMO)

A revista Professor de Matemática Online (PMO) é um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relevantes à formação inicial e continuada do professor da Educação Básica, que cobre todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Nela podem ser publicados os publicar resultados condensados de trabalhos de conclusão de curso, ferramentas virtuais e outros produtos de docentes e discentes dos programas e cursos de formação de professores de Matemática.  

A PMO foi destaque no blog da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC com o artigo  “Resoluções visuais de alguns problemas de matemática da Educação Básica” de autoria de Hilário Alencar, Larissa Cândido e Milena Farias. Este artigo já teve mais de 2.900 acessos.


Esperamos sua submissão! 

Inscrições abertas para candidatos a bolsa de pós-doutorado pelo INCTMat

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat está com chamada aberta para a inscrição de candidatos às bolsas de pós-doutorado oferecidas pelo projeto INCTMat via CAPES.

Os interessados deverão submeter a inscrição entre os dias 12/02/2020 e 09/03/2020 para o e-mail inctmat@impa.br.

A solicitação será analisada pelo Comitê Gestor do INCTMat e o resultado divulgado até 26/03/2020.

Informações sobre como se inscrever e o regulamento completo podem ser acessados por meio do link: https://inctmat.impa.br/pos-doutorado-chamadas-abertas/pd-chamadas-abertas/

Chamada aberta para Apoio a Eventos da Matemática pelo INCTMat

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat está com chamada aberta para a concessão de apoio financeiro a eventos científicos no Brasil, com realização de maio a dezembro de 2020, visando a promoção e divulgação da matemática e suas aplicações.

O INCTMat irá financiar preferencialmente propostas de eventos que reflitam de forma adequada a diversidade de gênero e regional da comunidade matemática no Comitê Científico, Comissão Organizadora e relação de palestrantes.

Os interessados deverão encaminhar a proposta até o dia 31/03/2020 para o e-mail inctmat@impa.br.

A solicitação será analisada pelo Comitê Gestor do INCTMat e o resultado divulgado até 30/04/2020.

Informações sobre como se inscrever e o regulamento completo podem ser acessados por meio do link: https://inctmat.impa.br/chamadas-abertas/chamada-2020/

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, com  o objetivo de incentivar e aumentar a participação de mulheres e meninas na ciência, reforçando o seu importante papel para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Este ano, às vésperas do dia 11 de fevereiro, foi divulgado o relatório final do projeto  multidisciplinar “A Global Approach to the Gender Gap in Mathematical, Computing, and Natural Sciences: How to measure it, how to reduce it?”, financiado pelo Conselho Internacional de Ciência: https://gendergapinscience.files.wordpress.com/2020/02/final_report_20200204.pdf

Ao longo de três anos (2017-2019), o projeto investigou o desequilíbrio de gênero nas áreas de STEM por diferentes ângulos e perspectivas, levando em consideração as particularidades de cada área da ciência e região do planeta. Em uma primeira etapa, foram coletadas e analisadas mais de 32.000 respostas de cientistas de todo o mundo a um questionário amplamente divulgado. Em uma segunda etapa, foram investigados padrões de publicações e como eles variam por gênero. Em uma terceira etapa, foi feito um levantamento global de iniciativas para diminuir o desequilíbrio de gênero. A conclusão é que o desequilíbrio de gênero é uma realidade global nas ciências, em particular na matemática. O relatório inclui uma lista de melhores práticas e recomendações direcionadas a professores, pais, instituições educacionais, sociedades científicas e outras organizações responsáveis por políticas científicas.

Ainda às vésperas do dia 11 de fevereiro, foi publicado o conto “A garota que sonhava realidades” de autoria do Professor Pedro Roitman do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, na Revista Matemática Universitária da Sociedade Brasileira de Matemática. Para conferir os detalhes, acesse: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2020/02/conto_pedro_roitman_rmu_2020.pdf

Nova Revista Matemática Universitária – RMU

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) está relançando a Revista Matemática Universitária – RMU. A iniciativa fortalecerá a divulgação dos trabalhos produzidos nas diversas áreas de conhecimento da matemática e de outras Ciências Exatas, além de elevar o intercâmbio científico com outros países da língua portuguesa.

Editada pela primeira vez no formato impresso em 1985, seu lançamento contemplou artigos de autoria de Djairo Guedes de Figueiredo, Elon Lage Lima e Geraldo Ávila. A revista volta a circular em formato online, com conteúdo editorial mais abrangente, buscando contemplar artigos que discutam sobre temas atuais de interesse de alunos e de professores de cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação de forma leve, prazerosa e inspiradora. O relançamento reforça uma das vocações da SBM que é a pesquisa e a difusão do conhecimento científico na área da Matemática.

O conteúdo que será produzido pretende servir de instrumento de reflexão e discussão para construção de novas ideias e práticas nessa área de atuação.
A edição de relançamento da Revista trará artigos sobre Maurício Matos Peixoto, Propagação de Pacotes de Ondas: BREATHERS, Resolvendo Recorrências, entre outros. 
Por uma feliz coincidência, este volume da RMU está sendo lançado na mesma data do Dia Internacional das Meninas e das Mulheres na Ciência (International Day for Girls and Women in Science, 11 de fevereiro). O tema das mulheres na Matemática é o assunto de um simpático conto do Pedro Roitman, publicado no presente volume, e que ajuda a SBM a sensibilizar a comunidade sobre esta importante questão.

Colaboram com a elaboração da revista os professores: Paolo Piccione – USP (Editor-chefe), Daniel Gonçalves – UFSC, Michel Spira – UFMG, Humberto Bortolossi- UFF.

Os interessados em divulgar suas pesquisas podem enviar os seus trabalhos para o e-mail rmu@sbm.org.br.

Para mais informações acesse https://rmu.sbm.org.br/

Prêmio Johannes Keppler (SBMAC)

A SBMAC anunciou a primeira edição do Prêmio Johannes Kepler, um prêmio anual com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00.

Poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2010 e 2019, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática.

As inscrições estão abertas até o dia 01/03/2020. Informações sobre como se inscrever e o Regulamento completo podem ser acessados através do link: https://www.sbmac.org.br/premios/#kepler

II Congresso Brasileiro de Geogebra

Será realizado o II CONGRESSO BRASILEIRO DO GEOGEBRA, que ocorrerá no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, em Natal, período de 06 a 09 de maio de 2020.

A grade de programação contará com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, de forma a proporcionar a troca de experiências, a apresentação de novas técnicas a serem utilizadas pelos professores e estudantes da educação básica, docentes e discentes do ensino superior, além de outros participantes que tenham interesse no desenvolvimento e estudo do GeoGebra.

Para maiores informações acesse o site: https://doity.com.br/geogebra

Novos Membros da Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências acaba de divulgar o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. 

Gregório Pacelli Bessa foi eleito membro titular na área de Ciências Matemáticas. Pacelli é professor titular da Universidade Federal do Ceará e foi Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM na gestão 2017-2019.

Também foi eleito como membro afiliado região Nordeste, Gregório Manuel da Silva Neto. Gregório é professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas e membro do comitê editorial da Revista do Professor de Matemática – PMO, publicação da SBM.

Os membros titulares e correspondentes tomarão posse em maio de 2020, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de posse associadas à simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas.

Confira a lista completa aqui: http://www.abc.org.br/2019/12/03/novos-membros-eleitos-para-a-abc/