Noticiário Eletrônico Números 67 a 73 : setembro de 2015 a março de 2016

SUMÁRIO:

  1. O primeiro  encontro conjunto Brasil-Espanha de Matemática foi uma grande sucesso.
  2. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society conta com um excelente conselho editorial.
  3. Editora da  SBM lança a Coleção Matemática para o Ensino.
  4. Novo volume da coleção Ensaios Matemáticos da SBM já está disponível online.
  5. Inscrições abertas para o IV Colóquio de Matemática da Região Sul.
  6. Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-UNESCO-ABC abre inscrições.
  7. Andrew Wiles recebe o prêmio Abel 2016.
  8. Faleceu o matemático francês Jean-Jacques Risler.
  9. Encontro Paulista de Mulheres na Matemática ocorreu na  IMECC-UNICAMP.
  10. XX Escola Brasileira de Probabilidade será em julho de 2016 em São Carlos.

=======================================================================

Redator deste número: Daniel Smania (ICMC-USP).

Caro leitor, envie suas sugestões de notícias e comentários para a editoria

pelo e-mail smania@icmc.usp.br

[SBM] https://www.sbm.org.br

=================================================================

  1. O primeiro  encontro conjunto Brasil-Espanha de Matemática foi uma grande sucesso.

Do dia 07 a 10 de dezembro de 2015, ocorreu em Fortaleza o Primeiro Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática, reunião conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e Real Sociedad Matemática Española (RSME), promovida pela Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram registrados 431 participantes de vinte diferentes países, dos quais 128 procedentes da Espanha e 242 do Brasil.

O programa, em sua versão final, contou com 8 conferências plenárias, 10 conferências semi-plenárias e 225 conferências abrigadas em 20 sessões especiais em diversos temas de Matemática Pura e Aplicada. Entre os conferencistas, escolhidos por suas contribuições e por sua atuação no intercâmbio Brasil-Espanha, mencionamos dois medalhistas Fields: Efim Zelmanov (UC San Diego) e Vaughan Jones (UC Berkeley/Vanderbilt).

Estiveram presentes à cerimônia de abertura o Reitor e Vice-Reitor da UFC, o Prof. Gregório Pacelli Bessa, representante da SBM e da Pós-Graduação em Matemática, além do presidente da RSME, Prof. Francisco Marcellán. Na ocasião, o Prof. Marcellán manifestou sua satisfação com a dimensão e qualidade cientifica da reunião e expressou a intenção de realizar o segundo encontro conjunto, desta vez a ser sediado na Espanha.

Em sua participação especial, o Prof. Marcelo Viana, Diretor do IMPA, além de informes

sobre o ICM no Rio de Janeiro em 2018, anunciou que um volume do Boletim da SBM será especialmente dedicado ao encontro conjunto. Dados detalhados sobre a programação e participantes estão disponíveis à página do evento

https://www.sbm.org.br/jointmeeting-spain/

A Real Sociedad Matemática Española publicou um boletim eletrônico sobre o encontro conjunto em

http://www.rsme.es/content/view/1882/1/

=================================================================

  1. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society conta com um excelente conselho editorial.

O Bulletin of the Brazilian Mathematical Society é uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, distribuída pela Springer Verlag, e conta com um notável Conselho Editorial, que inclui três medalhistas Fields. A revista tem ampla receptividade pela comunidade matemática internacional.

Todo o processo de submissão pode ser feito online e pode ser feito através da página: https://www.editorialmanager.com/bbms/default.aspx

Uma vez que o trabalho seja aceito para publicação, o artigo aparecerá on line na página da Springer no On line Frist Articles:

http://link.springer.com/journal/574/onlineFirst/page/1

=================================================================

  1. Editora da  SBM lança a Coleção Matemática para o Ensino.

A Sociedade Brasileira de Matemática acaba de lançar a Coleção Matemática para o Ensino, esta  coleção resgata a problematização dos conceitos matemáticos no contexto de sua fundamentação teórica e de seu desenvolvimento histórico, buscando provocar a reflexão do professor sobre a seleção, a organização e a abordagem de conteúdos na escola básica.

Os primeiros títulos são “ Livro do Professor de Matemática na Educação Básica Volume I – Números Naturais” e “Livro do Professor de Matemática na Educação Básica Volume II – Números Inteiros” de autoria dos professores Cydara Ripoll, Leticia Rangel e Victor Giraldo.

Para mais informações, acesse o site da loja virtual através da página: loja.sbm.org.br

=================================================================

  1. Novo volume da coleção Ensaios Matemáticos da SBM já está disponível online.

O volume Nro 29 da coleção Ensaios Matemáticos da SBM, “Lectures on singular stochastic PDEs”, por  Massimiliano Gubinelli and Nicolas Perkowski, já está disponível online pelo endereço

http://ensaios.sbm.org.br/contents/

=================================================================

  1. Inscrições abertas para o IV Colóquio de Matemática da Região Sul.

O  IV Colóquio de Matemática da Região Sul será realizado na Universidade Federal do Rio Grande, no Campus Carreiros, Rio Grande- RS, do dia 02 de maio a 06 de maio de 2016, tendo como alvo predominante a comunidade de estudantes e professores da Região Sul. O colóquio contará com conferências, minicursos, apresentação de pôsteres e sessões técnicas em diversas áreas. Os minicursos, dirigidos a estudantes de graduação ou início de pós-graduação,visam dar aos participantes uma formação adicional àquela recebida nos cursos de graduação e de pós-graduação, complementando assim o conhecimento dos estudantes e propiciando uma visão mais ampla das diversas áreas da Matemática. As palestras serão prioritariamente de divulgação e visam difundir temas atuais de pesquisa e de forma acessível.

As incrições vão até o dia 29 de abril.

https://www.sbm.org.br/coloquio-sul-4/

=================================================================

  1. Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-UNESCO-ABC abre inscrições.

A L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências, abre as inscrições para a 11ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-UNESCO-ABC. Até o dia 06 de maio, cientistas de todo o país têm a oportunidade de submeter seus projetos e concorrer a uma bolsa-auxílio de R$50 mil pelo site

www.paramulheresnaciencia.com.br

​A cada ano são ofertadas sete bolsas-auxílio, sendo uma para as Ciências Matemáticas, ​uma para as Ciências Físicas, uma para as Ciências Químicas e quatro para as Ciências Biomédicas. Em mais de 10 anos, o programa já reconheceu 68 talentosas cientistas, de todas as regiões do Brasil.

=================================================================

  1. Andrew Wiles recebe o prêmio Abel 2016.

Andrew Wiles,  matemático do Universidade de Oxford, foi agraciado com o Prêmio Abel 2016, um dos mais importantes prêmios da  Matemática. Wiles provou o  último teorema de Fermat, proposto por Fermat em 1637 em uma nota na margem de  uma cópia da obra “Arithmetica” de Diofanto de Alexandria (uma obra escrita entre os seculos II e IV da nossa era).  A prova do último teorema de Fermat portanto eludiu matemáticos  por mais de 300 anos e seu estudo teve um grande impacto no desenvolvimento de várias áreas da Matemática. De fato a prova de Wiles (famosamente longa, com mais de 200 páginas) fez uso e desenvolveu sofisticados  resultados conectando  curvas elípticas e formas modulares. O Prêmio Abel, que inclui a soma de 750.000 euros,  é oferecido anualmente pela Academia de Ciências e Letras da Noruega desde 2013.

Mais informações

http://www.abelprize.no/nyheter/vis.html?tid=67106

=================================================================

  1. Faleceu o matemático francês Jean-Jacques Risler.

Jean-Jacques Risler foi presidente da Sociedade Matemática da França de 1996 a 1998,  e era um nome importante da teoria de singularidades reais, com contribuições ao 16th problema de Hilbert e outros problemas  em geometria algébrica real. Manteve  contato com a matemática brasileira por cerca de 40 anos,  tendo visitado por diversas vezes o IMPA-RJ, o IME-USP e o ICMC-USP.

Mais informações

http://smf.emath.fr/content/d%C3%A9c%C3%A8s-de-jean-jacques-risler

=================================================================

  1. Encontro Paulista de Mulheres na Matemática ocorreu na  IMECC-UNICAMP.

O Encontro Paulista de Mulheres na Matemática ocorreu no dia 11 de março de 2016 no IMECC-UNICAMP,  e contou com a participação de matemáticas de várias instituições do país. A programação contou com plenárias e sessões paralelas, assim como uma mesa redonda sobre “Afinal, existe uma questão de gênero na Matemática?”, que contou com a participação de Gabriela Araujo (Comissión de Equidad y Género, Sociedad Matemática Mexicana), M. Isabel Cortez (Colectivo de Mujeres Matemáticas, Chile), Ketty A. de Rezende (IMECC-UNICAMP), Sônia M. Gomes (IMECC-UNICAMP) e  Márcia Federson (ICMC-USP).

Mais informações em

http://www.ime.unicamp.br/mulheresnamatematica/index.php/programa/

=================================================================

  1. XX Escola Brasileira de Probabilidade será em julho de 2016 em São Carlos.

A vigésima Escola Brasileira de Probabilidade ocorrerá no ICMC-USP em São Carlos-SP, de 4 a 9 de julho de 2016. As atividades xconsistirão em minicursos, plenárias e sessões paralelas.

Mais informações em

http://www.impa.br/opencms/en/eventos/store_2016/evento_1613