Noticiário Eletrônico Número 46 : Novembro de 2013

SUMÁRIO:

1. Revista Ensaios Matemáticos

2. Avaliação PROFMAT

3. Entrevistas de César Camacho

4. 60 anos da Sociedade Paranaense de Matemática

5. Gilberto Loibel (1932-2013)

6. Novo presidente da AMS

7. A conjectura dos números primos gêmeos

8. Inscrições para o segundo Fórum de Laureados de Heidelberg

9. Prêmio Pierre de Fermat

10. Zentralblatt Math


1. Já está disponível na página da SBM a versão eletrônica da revista

Ensaios Matemáticos Nº 24. Este número traz o artigo “Isometric embeddings of the square flat torus in ambient space” de Vincent Borrelli, Saïd Jabrane,

Francis Lazarus e Boris Thibert.

[1] https://www.sbm.org.br/publicacoes_periodicos_ensaio_mat_revista_valida2.asp


2. Ao longo dos últimos 15 meses, a CAPES realizou uma avaliação externa suplementar do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

A Comissão Avaliadora foi presidida pelo Prof. José Fernandes de Lima (Universidade Federal do Sergipe), Presidente do Conselho Nacional de Educação. O relatório final da Comissão Avaliadora está disponível para consulta [2].

[2] http://tinyurl.com/profmatsuplementar


3. A revista VEJA publicou entrevista com o matemático César Camacho, diretor do IMPA, que fala, principalmente, sobre a Olimpíada de Matemática e competição. Numa outra entrevista, para um blog especializado, ele fala das dificuldades do trabalho de divulgação científica.

[3] http://tinyurl.com/camachoemveja

[4] http://tinyurl.com/camachoentrevblog


4. Entre os dias 20 e 22 de novembro foi realizado o Encontro Paranaense de Matemática, que comemorou os sessenta anos da Sociedade Paranaense de

Matemática. O evento foi realizado na Universidade Estadual de Maringá, com conferencistas de várias universidades brasileiras. [5] https://sites.google.com/site/spm60anos/home

[6] http://www.spm.uem.br/spmatematica/index.htm


5. O professor aposentado do ICMC-USP, Gilberto Loibel, faleceu aos 81 anos, no dia 13 de novembro. Formado em Matemática pela Faculdade de Filosofia

Ciências e Letras da USP, em 1955, defendeu sua tese de doutorado em 1959.

De 1960 a 1962 fez um estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1971 participou da criação do ICMC em São Carlos. No ano passado, foi organizado o evento “Encontro de Topologia e Singularidades” para comemorar os seus oitenta anos. A professora Maria Aparecida Ruas, sua ex-aluna, comenta a sua trajetória na página [8,9].

[7] http://tinyurl.com/icmcloibel

[8] https://www.sbm.org.br/detalhe.asp?cd_noticia=747&tipo=D

[9] http://tinyurl.com/planetauloibel


6. O professor Robert Bryant, da Universidade de Duke, foi eleito o novo presidente da AMS (American Mathematical Society). Durante o ano de 2014 ele ocupa o cargo de presidente-eleito e seu mandato de dois anos se inicia em 2015.

[10] http://www.ams.org/about-us/governance/elections/election-results


7. James Maynard, pós-doutorando da Universidade de Montreal, publicou no

ArXiv uma prova de que existem infinitos pares de números primos consecutivos que diferem por menos de 600. Este problema foi muito comentado este ano pois, em maio, o professor da Universidade de New Hampshire, Yitang Zhang, conseguiu o primeiro majorante para a lacuna entre números primos consecutivos.

Este resultado foi melhorado em junho, pelo projeto de matemática coletiva “Polymath”, liderado por Terence Tao. O majorante para a diferença conseguida pela equipe do Polymath, foi 4680.

O objetivo destes resultados é a famosa Conjectura dos Primos Gêmeos, segundo a qual existem infinitos pares de números primos consecutivos cuja diferença é 2.

[11] http://tinyurl.com/primosgemeos


8. A fundação Heidelberg Laureate Forum, anuncia a abertura de inscrições para a escolha de jovens talentos matemáticos e em teoria de computação, para participarem no encontro com cientistas premiados da área em 2014.

As informações sobre o Fórum podem ser vistas em [12]. As inscrições online podem ser feitas na página [13].

[12] http://www.heidelberg-laureate-forum.org/

[13] https://application.heidelberg-laureate-forum.org/intern/start_start_for.php


9. O prêmio Pierre de Fermat do Institut de Mathématiques de Toulouse em 2013 foi concedido a Camillo de Lellis (Universidade de Zurich) por suas contribuições à conjectura de Osanger sobre soluções dissipativas das equações de Euler, e conjuntamente, a Martin Hairer (Universidade de

Warwick), por suas contribuições na área de análise de equações diferenciais parciais estocásticas. O prêmio é dado a cada dois anos, desde 1989.

[14] http://en.wikipedia.org/wiki/Fermat_Prize


10. O Zentralblatt Math é um serviço de revisões e resumos de trabalhos de matemática que cobre um amplo número de revistas e jornais. A empresa inaugurou em novembro uma nova plataforma na internet que pode ser utilizada gratuitamente até o final do ano.

[15] http://zbmath.org/


Redator deste número: Pedro A. Tonelli

Caro leitor, envie suas sugestões de notícias e comentários para a editoria pelo e-mail noticiario@sbm.org.br