Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente

Os primeiros anos do século XXI têm sido marcados por um intenso movimento visando à melhoria das condições de formação inicial e continuada de professores no Brasil. A legislação recente, publicada pelo MEC, alterou os modelos vigentes dos cursos de Licenciatura em Matemática, estabelecendo novas diretrizes e novos componentes curriculares (tais como a prática de ensino como componente curricular e as atividades acadêmico-científico-culturais). Essas alterações refletem a necessidade, imposta pelo cenário da educação básica brasileira, de repensar práticas e paradigmas de formação inicial de professores, e têm mobilizado as comunidades de matemáticos, de educadores matemáticos, de professores de matemática e de formadores de professores de matemática.

Historicamente, os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática eram concebidos, em grande escala, como diluições dos currículos de Bacharelado, dos quais simplesmente se excluíam os conteúdos julgados desnecessários para o futuro professor. Essa perspectiva baseia-se em premissas sobre aquilo que o professor não precisa saber, desconsidera os conhecimentos necessários para a sala de aula, e desqualifica o ensino de matemática na escola básica como uma atividade profissional com práticas, recursos e saberes próprios. Busca-se, em lugar disso, construir uma identidade própria para os cursos de Licenciatura de Matemática, que leve em conta as necessidades que emergem da futura prática docente. Uma parte essencial dessa construção de identidade é o desenvolvido de materiais didáticos próprios, especialmente concebidos para o curso de Licenciatura em Matemática.

Recentemente, tanto a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) têm promovido iniciativas voltadas para a formação inicial e continuada de professores. A coleção Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente é uma iniciativa conjunta da SBEM e da SBM visando à produção de livros texto concebidos especificamente para o curso de Licenciatura em Matemática.

Objetivos do Projeto

A coleção Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente visa oferecer aos professores uma abordagem que favoreça a aproximação entre os conteúdos dos cursos de formação de professores e as práticas e problemáticas próprias da sala de aula da educação básica, com apoio em resultados de pesquisas. Assim, objetiva-se constituir uma coleção de obras que tenham potencial de impacto efetivo nas práticas de sala de aula.

Submissão de Propostas

São convidados a submeter propostas de obras para coleção Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docentepesquisadores nas áreas de Matemática e de Educação Matemática, professores do ensino superior e do ensino básico, bem como outros profissionais envolvidos com formação inicial e continuada de professores de matemática. Veja as regras para submissão de propostas na Chamada Pública a seguir.

Comissão Editorial

Adair Nacarato (Universidade São Francisco)
C élia Carolino Pires (PUC-SP)
Tatiana Roque (UFRJ).

Chamada Pública – coleção Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente