Localização e Informações Sobre Visto

Locais da Conferência

A sessão de abertura da ICMT2 terá lugar na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – http://www.unirio.br/ – Av. Pasteur, 296, Urca – ver no mapa.

As demais atividades da Conferência serão realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – http://www.ufrj.br/ –Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, Bloco C, Cidade Universitária, Ilha do Fundão – ver no mapa.

Serão oferecidos ônibus lingando a hotel principal do evento (a ser divulgado em breve) aos locais de realização da Conferência.

A Cidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, também conhecido como Cidade Maravilhosa, foi recentemente decretado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Apesar da cidade estar entre as maiores áreas no planeta, é amplamente conhecida por suas paisagens de excepcional beleza cênica. Sua localização geográfica única une praias tropicais, dramáticas cadeias de montanhas, florestas luxuriantes, rios a cachoeiras – tudo dentro da área urbana.

A região hoje ocupada pela cidade do Rio de Janeiro foi habitada por diferentes grupos étnicos nativos, incluindo Tamoios, Tupinambás e Maracajás. A cidade do Rio de Janeiro foi fundada oficialmente pelos colonizadores portugueses em 1º de março de 1565. Em 1808, com a chegada da família real portuguesa, que fugia das tropas de Napoleão, o Rio tornou-se sede do governo português. Com a independência em 1822, o Rio tornou-se a capital do Brasil, posição ocupada até 1960, com a fundação da capital atual – Brasília.

As praias do Rio de Janeiro – sendo Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca as mais famosas – se estendem ao longo de uma costa de mais de 30 km, nas zonas sul e oeste da cidade. A Floresta da Tijuca – uma área protegida desde o século XIX, e um Parque Nacional (veja www.parquedatijuca.com.br) desde 1961 – mantém remanescentes valiosos de seus ecossistemas originais, flora e fauna nativas. Situado dentro da área urbana do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é considerado a maior floreta urbana do planeta. Outras atrações turísticas imperdíveis são: Corcovado e Cristo Redentor (www.corcovado.com.br); Pão de Açucar e o famoso bondinho (www.bondinho.com.br); o Jardim Botânico (www.jbrj.gov.br), com uma impressionante coleção que inclui espécies nativas da floresta tropical e espécies raras; a Feira de São Cristóvão (www.feiradesaocristovao.org.br), um mercado aberto com comidas típicas, artesanato e música do nordeste brasileiro.

O Rio de Janeiro oferece uma ampla e variada rede de hotéis, com opções de hospedagem para todos os custos. A cidade também conta com uma ampla gama de restaurantes de diversas tendências gastronômicas, desde comida tradicional de todas as regiões brasileiras até cozinha internacional contemporânea. O célebre bairro da Lapa, da região central da cidade, é provavelmente o lugar com a mais movimentada e diversificada vida noturna, com vários restaurantes, bares e espaços de música ao vivo, especialmente samba e ritmos típicos brasileiros.

Rio de Janeiro tem uma população de cerca de 6 milhões de habitantes e é, atualmente, a cidade mais visitada da América Latina, recebendo 4,5 milhões de turistas por ano.

Para mais informações, visite o site: http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/.

Informações sobre Vistos

Cidadãos da maior parte dos países da América Latina e da Europa não precisam solicitar vistos para visitas de curto prazo. Vistos são exigidos para cidadãos dos EUA, assim como de alguns países da África e da Europa. Vacinas também podem ser exigidas em alguns casos.

Para mais informações, por favor consulte o consulado brasileiro em seu país de origem, e visite o site:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/.