Submissões

Todos, incluindo professores do ensino superior e da educação básica, estudantes de graduação e de pós- graduação, podem submeter propostas para qualquer modalidade de contribuição. De forma geral, cada participante pode submeter no máximo duas propostas (incluindo simpósios, oficinas, apresentações orais e pôsteres) em que seja autor apresentador. Todas as submissões serão revisadas por pares. Para que uma contribuição aceita seja incluída para apresentação no Programa da Conferência, pelo menos o autor apresentador deve estar inscrito e ter pago a taxa de inscrição até 15 de março 2017.

Veja a seguir os temas da conferência e as modalidades de submissões detalhadas.

Para uma lista completa de prazos, veja datas importantes.

Todas as submissões devem obedecer aos seguintes padrões:

  • papel A4 (tamanho 21 cm x 29,7 cm);
  • margens definidas em 2.5 cm acima, 2.5 cm abaixo, 2 cm à esquerda e 2 cm à direita;
  • letra Times New Roman 12pt, espaço simples entre as linhas, e 6pt de espaço depois dos parágrafos.

Obtenha aqui um modelo com detalhes da formatação para submissões. Por favor, use esse modelo para escrever suas propostas.

Enviar uma contribuição

Temas da Conferência

  • pesquisa sobre livros didáticos (conceitos, tópicos, métodos, direções, etc.)
  • análise de livros didáticos (características, tratamento de conceitos e/ou pedagogia, etc.)
  • análise histórica de livros didáticos
  • uso de livros didáticos (por professores, por estudantes e/ou por outros atores)
  • livros didáticos e desempenho de estudantes
  • desenvolvimento de livros didáticos (análise de domímio/competência, trajetórias docentes, task design, formato da apresentação do “conteúdo” ao estudante, formato da apresentação do “conteúdo” ao professor (manual do professor)
  • políticas de livros didáticos (políticas educacionais governamentais sobre livros didáticos, distribuição, estratégias de marketing)
  • evolução de livros didáticos à luz de novas tecnologias (incluindo integração de ferramentas digitais e de comunicação, inovação, e-textbook)
  • outras disciplinas em livros didáticos de matemática, e matemática em livros didáticos de outras disciplinas
  • outras questões importantes sobre livros didáticos de matemática

Modalidades de contribuição (além de palestras convidadas)

A ICMT 2 receberá contribuições, relacionadas os temas da conferência descritos acima, nas seguintes modalidades:

  • simpósios (propostas de 2 páginas, em inglês, sessões de 180 minutos): submissões até 15 de agosto de 2016;
  • oficinas (propostas de 2 páginas, em inglês, sessões de 120 minutos): prazo de submissões prorrogado até 30 de novembro de 2016;
  • oficinas para professores (propostas de 2 páginas, em português, sessões de 120 minutos): prazo de submissões prorrogado até 30 de novembro de 2016;
  • apresentações orais (resumos de 1 página, em inglês, apresentações de 30 minutos): prazo de submissões prorrogado até 30 de novembro de 2016;
  • apresentações de pôsteres (resumos de 1 página, em inglês): prazo de submissões prorrogado até 30 de novembro de 2016.

Um simpósio é organizado por um ou mais pesquisadores para discutir, conjuntamente, com base em artigos submetidos, uma questão específica ou um espectro temático da conferência.

Uma oficina é um tipo de atividade que permite aos participantes trabalharem (em pequenas equipes) em torno de documentos previamente preparados, guiados por questões específicas.

Observação: Podem ser submetidos resumos para apresentações orais no Simpósio A e no Simpósio B.

Simpósios

Pesquisadores interessados em propor um simpósio devem primeiramente submeter uma proposta. Então, submissões para apresentações dentro dos simpósios serão abertas. Essas submissões passarão então pelas etapas 1 e 2, descritas a seguir.

Veja o resumo do Simpósio A.
Veja o resumo do Simpósio B.

Oficinas, Apresentações Orais e Pôsteres

Submissões para oficinas, oficinais para professores, apresentações orais, e pôsteres passarão por duas etapas:

1. Submissão de resumos. Participantes serão primeiramente convidados a submeter resumos. Se o resumo for aceito, e se pelo menos o autor apresentador estiver inscrito e pago a taxa de inscrição até dia 15 de março de 2017, a contribuição será incluída para apresentação no Programa da Conferência, de acordo com a respectiva modalidade.

2. Submissão de artigos completos. Posteriormente à Conferência, autores de resumos aceitos e apresentados serão convidados a submeter artigos completos para publicação em anais eletrônicos. Para submeter um artigo completo, a contribuição correspondente deverá atender às seguintes condições:

a. O resumo correspondente deve ter sido aceito.
b. Pelo menos o autor apresentador deve ter se inscrito na conferência e pago a taxa de inscrição.
c. A contribuição deve ter sido apresentada na conferência.