Olimpíadas de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é um programa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). A sua página de internet está localizada em http://www.obm.org.br.

A OBM organiza as Olimpíadas Nacionais de Matemática, bem como apoia diversas olimpíadas regionais ou estaduais. A Olimpíada Nacional tem sido organizada anualmente, desde 1980. Além disso, a OBM representa o Brasil em competições internacionais tais como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), dentre outras.

A Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo consiste em colaborar para a melhoria do ensino de Matemática  no Brasil. Ela está registrada com o CNPJ 07.072.546/0001-05.

Mais recentemente, em 2005, o Governo Federal criou a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Executada pelo IMPA com a colaboração da SBM, a OBMEP alcança um universo muito amplo de alunos e professores de escolas públicas de todo o país. Sua página de internet está localizada em http://www.obmep.org.br.