Nova Revista Matemática Universitária – RMU

Nova Revista Matemática Universitária – RMU

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) está relançando a Revista Matemática Universitária – RMU. A iniciativa fortalecerá a divulgação dos trabalhos produzidos nas diversas áreas de conhecimento da matemática e de outras Ciências Exatas, além de elevar o intercâmbio científico com outros países da língua portuguesa.

Editada pela primeira vez no formato impresso em 1985, seu lançamento contemplou artigos de autoria de Djairo Guedes de Figueiredo, Elon Lage Lima e Geraldo Ávila. A revista volta a circular em formato online, com conteúdo editorial mais abrangente, buscando contemplar artigos que discutam sobre temas atuais de interesse de alunos e de professores de cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação de forma leve, prazerosa e inspiradora. O relançamento reforça uma das vocações da SBM que é a pesquisa e a difusão do conhecimento científico na área da Matemática.

O conteúdo que será produzido pretende servir de instrumento de reflexão e discussão para construção de novas ideias e práticas nessa área de atuação.
A edição de relançamento da Revista trará artigos sobre Maurício Matos Peixoto, Propagação de Pacotes de Ondas: BREATHERS, Resolvendo Recorrências, entre outros. 
Por uma feliz coincidência, este volume da RMU está sendo lançado na mesma data do Dia Internacional das Meninas e das Mulheres na Ciência (International Day for Girls and Women in Science, 11 de fevereiro). O tema das mulheres na Matemática é o assunto de um simpático conto do Pedro Roitman, publicado no presente volume, e que ajuda a SBM a sensibilizar a comunidade sobre esta importante questão.

Colaboram com a elaboração da revista os professores: Paolo Piccione – USP (Editor-chefe), Daniel Gonçalves – UFSC, Michel Spira – UFMG, Humberto Bortolossi- UFF.

Os interessados em divulgar suas pesquisas podem enviar os seus trabalhos para o e-mail rmu@sbm.org.br.

Para mais informações acesse https://rmu.sbm.org.br/