O Conselho Diretor da SBM concedeu a Hilário Alencar e Marcelo Viana o título de Associado Honorário.

O Conselho Diretor da SBM concedeu a Hilário Alencar e Marcelo Viana o título de Associado Honorário.

Associados Honorários são matemáticos ou cientistas cujo trabalho tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da matemática no Brasil. O título de Associado Honorário é concedido levando-se em conta os seguintes parâmetros: contribuição científica do pesquisador e seu impacto no desenvolvimento da Matemática, a formação de pesquisadores e o papel que estes exerceram ou exercem na Matemática brasileira e as marcas positivas que a atuação do cientista deixou na Matemática brasileira, bem como sua contribuição para projetá-la no exterior.

Hilário Alencar é professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi presidente da SBM por 3 mandatos e foi Diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Atualmente é Membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC/EB/CAPES) e do Mathematical Council of the Americas. Além disso, atua como Editor Executivo da SBM desde 2012.
Contribui efetivamente para pós-graduação e pesquisa no Brasil, em especial à região Nordeste.

Marcelo Viana é pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU).
Seu trabalho como pesquisador em matemática está centrado nas áreas de sistemas dinâmicos, teoria ergódica e teoria das bifurcações. Foi ganhador da primeira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, instituído pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), do Grande Prêmio Científico Louis D. do Institut de France em 2016 e do Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica também em 2016. Presidiu o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, concebeu e liderou o projeto do Biênio da Matemática 2017-2018 (Lei 13.358 de 7 de novembro de 2016).

Ambos foram idealizadores do PROFMAT – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Para conferir a lista completa dos Associados Honorários da SBM acesse: https://www.sbm.org.br/associados/associados-honorarios-e-benemeritos