NOVO DIRETOR-GERAL DO IMPA TOMA POSSE NESTA QUINTA-FEIRA

NOVO DIRETOR-GERAL DO IMPA TOMA POSSE NESTA QUINTA-FEIRA

Em cerimônia nesta quinta-feira, 17, com a presença de ministros de estado e de outras autoridades, será empossado como diretor-geral do IMPA para o período 2015-2019 o professor Marcelo Viana, que já atua como pesquisador do Instituto desde 1990.

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, será realizada a cerimônia de posse do novo diretor-geral do IMPA, professor Marcelo Viana. Com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e da Educação, Aloizio Mercadante, além de outras autoridades dos governos federal e estadual, e de representantes dos meios acadêmico e científico nacional, a cerimônia terá início às 16h, no auditório Ricardo Mañé. O IMPA fica na Estrada Dona Castorina, 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Marcelo Viana foi eleito este ano pelo Conselho de Administração do IMPA para o período 2015-2019 e assume o cargo ocupado desde 2004 pelo professor César Camacho. Como diretor-adjunto do IMPA, será reempossado o professor Claudio Landim, que continua na coordenação geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Sobre Marcelo Viana – Nascido no Rio de Janeiro em 1962, o novo diretor-geral do IMPA também preside o Comitê Organizador do ICM – Congresso Internacional de Matemáticos, que será realizado no Brasil em 2018.

Tem graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990). Realiza pesquisa nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Bifurcações. Orientou 33 doutores e 17 mestres.

Atualmente é Pesquisador Titular do IMPA, Bolsista de Produtividade 1A do CNPq, Presidente do Conselho Gestor do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e Membro do Comitê Executivo do MCofA – Mathematical Council of the Americas.

Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, Presidente da SBM-Sociedade Brasileira de Matemática, Vice-Presidente da IMU – International Mathematical Union, Coordenador Cientifico da UMALCA-União Matemática da América Latina e do Caribe, Diretor Adjunto do IMPA, Coordenador do Comitê Assessor da Matemática e Estatística no CNPq (por duas vezes), Representante da Área de Matemática Probabilidade e Estatística na CAPES e Chefe do Escritório Regional na América Latina da TWAS – Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento.

É editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS, e membro correspondente da Academia de Ciências de Portugal e da Academia de Ciências do Chile.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e com convites para proferir palestras no Congresso Internacional de Matemáticos (em 1994 e 1998, sendo a segunda vez como plenarista) e no Congresso Internacional de Física Matemática (em 1994, como plenarista).

Ganhou os prêmios TWAS em 1998, UMALCA em 2000, Ramanujan em 2005 e Universidade de Coimbra em 2007.

Criou as Jornadas Nacionais de Iniciação Científica em Matemática. Juntamente com Hilário Alencar, idealizou e lidera o PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

No site do IMPA (www.impa.br), o currículo de Marcelo Viana está em http://w3.impa.br/~viana/

 

Informações para a imprensa

Leonardo Pessanha – Assessoria de Comunicação do IMPA

21 2529 5172 – imprensa@impa.br