Nota de falecimento – Adilson Gonçalves

O professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adilson Gonçalves, faleceu nesta terça-feira (30). Doutor pela Universidade de Chicago (EUA), o matemático se dedicou aos estudos da Álgebra e mais precisamente à Teoria dos Grupos.
Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1965; concluiu o mestrado e o doutorado pela Universidade de Chicago (EUA) e o pós-doutorado pelas Universidades de Toronto (Canadá) e da Flórida (EUA). No Brasil, foi professor da Universidade de Brasília e das
federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro, onde se aposentou como professor titular. Gonçalves lecionou ainda na Universidade Estadual do Norte Fluminense e na Fundação Getúlio Vargas – RJ.
Coordenou o 12º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), realizado em Poços de Caldas (MG), em 1979. Também integrou a Comissão Organizadora de três edições da Escola de Álgebra nos anos 1972, 1974 e em 1978.
Gonçalves foi Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Matemática em 1987. A matemática brasileira despede-se de um professor dedicado, que cultivou muita admiração e muitos amigos, por onde passou.