Jaqueline Godoy Mesquita é uma das vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-UNESCO-ABC

Jaqueline Godoy Mesquita é uma das vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal-UNESCO-ABC

Criado para reconhecer e promover a participação da mulher na ciência e apoiar cientistas promissoras no país, o que favorece a igualdade de gênero no país.

A iniciativa da L’Oréal, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), premia anualmente, desde 2006, sete jovens pesquisadoras nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática.

Jaqueline Godoy Mesquista é pesquisadora da Universidade Brasilia, (UnB) e secretária regional da Sociedade Brasileira de Matemática, se dedica ao estudo das equações que envolvem retardamento, isto é, em que decorre um certo tempo entre a causa e seu efeito – por exemplo, a ação de determinado medicamento no organismo humano, ou o crescimento populacional em determinada região. Esta é uma área relativamente nova da matemática, que vem ganhando destaque pela sua grande aplicabilidade. É membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS -The World Academy of Sciences) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC.)

O trabalho “Periodicidade e teoria de bifurcação para as equações diferenciais funcionais em medida e equações dinâmicas funcionais em escalas temporais” ganhou uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil como impulso extra para ter prosseguimento em seus estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no país.