Equipe que representará o Brasil na IMO 2019 é anunciada

Equipe que representará o Brasil na IMO 2019 é anunciada

A equipe que representará o Brasil na 60ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) já está formada. Os integrantes foram anunciados, nesta quarta-feira (22), pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM. A competição ocorrerá este ano entre 11 e 22 de julho, na cidade de Bath, no Reino Unido. Estudantes de mais de 100 países são esperados para a disputa.

O time do Brasil será composto por Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Felipe Chen Wu, do Rio de Janeiro (RJ); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP); e Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO).

A equipe conta com três jovens que tiveram sucesso na IMO 2018: Sponchiado (medalha de ouro), Cabral e Trevisan (medalhas de bronze).

Premiados na OBM 2018, os estudantes foram selecionados após uma bateria de quatro provas seletivas. Eles serão liderados pelos professores Edmilson Rodrigues Motta e Carlos Yuzo Shine, ambos de São Paulo (SP).

Brasil na IMO

O Brasil participou da IMO pela primeira vez em 1979. Desde então, obteve 130 medalhas, o que o torna o país latino-americano mais premiado da competição. No ano passado, a equipe brasileira ganhou cinco medalhas – um ouro e quatro bronzes.

Em 2017, foi organizada, no Rio de Janeiro (RJ), a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com recorde de participantes, totalizando 623 estudantes de 111 países.

 

Reprodução: IMPA