Egresso do PROFMAT vence prêmio Educador do Ano de 2020

Egresso do PROFMAT vence prêmio Educador do Ano de 2020

O professor Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro, foi anunciado como vencedor do prêmio Educador do Ano. O projeto “Geometria e Construção”, único de matemática na disputa, usou plantas e projetos de imóveis para ensinar matemática.

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Francis Hime, onde Luiz Felipe Lins leciona e envolveu mais de 70 alunos do 7º ano do fundamental. Os alunos tiveram que imaginar como seria uma casa – desenhando sua planta baixa e produzindo uma maquete – e calcular áreas e o custo para colocar o piso nos ambientes. Durante o trabalho, os estudantes simularam todo processo para construção de uma casa, desde consulta de até conversa com arquitetos, pedreiros e engenheiros.

Luiz Felipe Lins sempre foi engajado com a melhoria do ensino da matemática. Em 2016, sua dissertação de mestrado no PROFMAT, obtido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o professor apresentou práticas didáticas utilizados por alunos de escolas municipais que tiveram grande influência nos resultados obtidos em Olimpíadas de Matemática.

O Prêmio Educador Nota 10 Criado em 1998, pela Fundação Victor Civita, 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.