Diretor do IMPA recebe prêmio científico mais importante da França.

Diretor do IMPA recebe prêmio científico mais importante da França.

O Ex presidente da SBM, Marcelo Viana, se tornou ontem o primeiro brasileiro a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., maior distinção da França na área da pesquisa científica. É a primeira vez que a matemática é agraciada com a prestigiosa láurea concedida pelo Instituto da França, composto por cinco diferentes academias de ciências e artes, e considerado como o “parlamento dos sábios” no país.
Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Viana foi recompensado pelo conjunto de seus estudos sobre Sistemas Dinâmicos.
— Sistemas Dinâmicos são fenômenos que ao longo do tempo vão mudando. Você quer saber como eles vão evoluir e como se pode influenciar esta evolução. No Impa, trabalhamos mais na parte teórica. Se fosse indicar uma área de aplicação mais próxima seria a previsão do tempo — resumiu o matemático em entrevista a jornalistas brasileiros após ter recebido o prêmio.
A solenidade de premiação ocorreu na tarde de ontem no salão nobre do Instituto da França, instalado à beira do rio Sena, com direito a toda pompa e circunstância cerimonial característica da secular instituição, criada em 1795. Viana dividiu o prêmio de 450 mil euros com o matemático francês François Labourie, da Universidade de Nice, sendo 90% do valor total destinado a um projeto científico. Ele acredita que seu prêmio, aliado às atividades em torno do Biênio da Matemática no Brasil – com a organização da Olímpiada Internacional da Matemática, em 2017, e o Congresso Mundial da Matemática, em 2018 —, contribuem de forma importante para popularizar e mudar a imagem da matemática no país.
“Muito mais do que uma honra, o prêmio que ora me é concedido representa um instrumento com potencial para impactar de forma duradoura a matemática no nosso país e o modo como esta disciplina, tão bonita, tão importante e tão incompreendida, é percebida na sociedade brasileira”, escreveu Viana, em um comunicado distribuído após a premiação.

Para acessar a noticia inteira clique aqui: