NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

Cancelamento do Edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2020

Considerando o teor do Ofício nº 267/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, que restringe as vagas do programa exclusivamente a professores da rede pública do Ensino Básico, alterando o Ofício Circular nº 17/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, o qual autorizava a publicação do Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) do Profmat – Turma 2020, a Coordenação Nacional do Profmat decide cancelar o Edital nº 11 publicado em 29 de julho de 2019.

Informamos que as taxas de inscrições serão integralmente restituídas por meio de transferência eletrônica (TED) em conta corrente ou conta poupança em agência bancária indicada pelo candidato ou por vale postal eletrônico. Os dados bancários devem ser informados entre os dias 26 de agosto e 06 de setembro de 2019 no endereço ena.profmat-sbm.org.br/devolucao utilizando o login e a senha cadastrados no ato da inscrição.

O Profmat é constituído por uma rede de instituições de ensino superior em todas as 27 unidades federativas do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que ao longo do tempo, entre outros objetivos, busca oferecer formação qualificada a professores do Ensino Básico, bem como a produção de material didático de qualidade e formação continuada destinados a estes docentes.

A Coordenação Nacional do Profmat e a Sociedade Brasileira de Matemática lamentam profundamente o ocorrido e mantém o compromisso com a Educação Básica de qualidade.

SBM celebra cinquentenário

O Brasil vivia os anos de “milagre” econômico – período em que se registrou elevadas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto – quando a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) foi instituída em junho de 1969. Sua criação ocorreu durante o 7º Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas (MG). Nestes 50 anos da SBM comemora-se a sua contribuição, ininterrupta, à divulgação científica da matemática no país e à promoção da formação e do intercâmbio de conhecimento entre professores, pesquisadores e estudantes de todos os níveis do ensino.

A criação da SBM como a de suas antecessoras regionais, a Sociedade de Matemática de São Paulo (1945-1972) e a Sociedade Paranaense de Matemática (1953), foram expressões de um movimento voltado para organizar a comunidade científica nessa área. O desejo de ampliar o contato e o conhecimento entre cientistas do país e do exterior foram as principais motivações para criar as sociedades científicas brasileiras. Depois da fundação da SBM surgiram outras instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a Associação Brasileira de Estatística (ABE), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

As atribuições da SBM aumentaram com os anos. Fazem parte de sua rotina fomentar a realização e a divulgação de pesquisas; promover encontros e reuniões científicas; executar projetos acadêmicos e de desenvolvimento regional ou setorial; produzir periódicos e livros que contemplam os ciclos básicos de estudos, a graduação e a pós-graduação; coordenar o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); e apoiar as olimpíadas de matemática e incentivar jovens pesquisadores brasileiros, dando- lhes  a possibilidade de concorrer ao Prêmio SBM. A premiação reconhece trabalhos de pesquisa originais publicados nos últimos três anos e ocorre de forma bianual, quando é realizado o Colóquio Brasileiro de Matemática.

Parte da divulgação e da popularização da matemática que realiza é feita por meio dos seus oito periódicos: Eureka!, Matemática Contemporânea, Ensaios Matemáticos, Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, Revista do Professor de Matemática, Matemática Universitária, Professor de Matemática Online e Noticiário Eletrônico. Todos acessíveis pela internet. Nestas publicações, os leitores encontram anais de encontros científicos, artigos de áreas diversas da matemática, conteúdos que contemplam professores e alunos de todos os níveis do ensino, notícias sobre eventos, atividades e oportunidades acadêmicas, e exercícios que ajudam na preparação de estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Atualmente, a SBM tem aproximadamente 2 mil associados e funciona como uma editora para livros e revistas de matemática. Entre suas publicações se destacam nove coleções: Fonteiras da Matemática e Textos Universitários – material cujo público é o da graduação e pós-graduação; Professor de Matemática e Profmat – que cobrem temas do ensino médio e complementam à formação e o trabalho dos professores em sala de aula; Matemática Aplicada, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática – voltados para auxiliar estudantes a enfrentar questões e a solucionar problemas clássicos e modernos; e Matemática para o Ensino e História da Matemática – apresentam uma abordagem sobre a matemática escolar e o desenvolvimento da matemática em perspectiva histórica. A SBM comercializa ainda as coleções de livros do Instituto de Matemática Pura e Aplicada como o Projeto Euclides, Matemática Universitária e Matemática e Aplicações. Estas atendem às necessidades de professores e estudantes da graduação e pós-graduação. Recentemente a SBM em parceria com a SBMAC instituiram o Prêmio Elon Lages Lima, com objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

A instituição reforça, constantemente, os intercâmbios internacionais por meio de acordos de reciprocidade no âmbito das Américas e da Europa. Há parcerias com a American Mathematical Society (Estados Unidos), Canadian Mathematical Society (Canadá), Société Mathématique de France (França), Real Sociedad Matemática Española (Espanha), Unione Matematica Italiana (Itália), Sociedad Matemática Peruana (Peru) e Sociedade Portuguesa de Matemática (Portugal). Enquanto no Brasil são mantidas cooperações com as sociedades brasileiras nas ciências matemáticas.

O resultado do seu trabalho é importante para a formação da comunidade matemática, para informar a sociedade sobre a importância do trabalho dos matemáticos para a ciência do país e para desenvolver o interesse dos estudantes por este campo do conhecimento científico. A trajetória da SBM e sua contribuição ao desenvolvimento da matemática faz parte da própria história das ciências no Brasil.

Por Elisandra Galvão

Chamada à Organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

A Sociedade Brasileira de Matemática convida todas as instituições interessadas a apresentarem propostas para a organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

As regras para apresentação de propostas estão definidas no website da SBM:

Read moreChamada à Organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos

Está disponível para acesso o relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos. O documento tem como objetivo identificar as contribuições do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional para a melhoria da educação básica através do relato dos discentes e coordenadores do programa, além de entrevistas com os diretores das escolas onde lecionam seus egressos.
Este estudo foi solicitado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, em complemento ao primeiro relatório publicado – Profmat: Uma reflexão e alguns resultados-, como parte do processo de acompanhamento do Programa, sendo realizado pelo escritório Spineti Consultoria, Ensino e Pesquisa sob a coordenação das consultoras Dra. Flavia Carneiro da Cunha Oliveira e Dra. Cristina P. de M. Spineti Luz.

Acesse aqui

10 questões para professores de matemática

Este livro é um guia para professores sobre ensino e aprendizado de Matemática. Aborda tópicos como: “quanto eu devo encorajar meus estudantes a serem responsáveis pelos seus próprios aprendizados em matemática?” ou “como professor de matemática, quão importante é a relação que tenho com meus alunos?” Isso dá aos professores dados oportunos e relevantes, além de análises que podem ajudá-los a refletir sobre suas estratégias de ensino e sobre como os estudantes aprendem.

Faça o download gratuito clicando aqui.

Titulo: 10 Questões para Professores de Matemática…e como o PISA Pode Ajudar a Respondê-las
Páginas : 104
Publicação : OCDE/IMPA
ISBN: 978-85-244-0444-3
1ª edição

IMPA e SBM lançam documento sobre a Matemática no Brasil

Em meio às atividades do Biênio da Matemática 2017-2018 e a oito meses da realização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) lançam o documento “Brazilian Mathematics 2018”.

O texto tem por objetivo traçar um panorama da Matemática brasileira  e de sua evolução ao longo das últimas décadas, mostrando o progresso alcançado na pesquisa, pós-graduação e cooperação internacional.

O documento discorre ainda sobre a situação da educação no país, ao abordar o papel das olimpíadas de Matemática, o tema da participação feminina e os esforços crescentes para popularizar a Matemática na sociedade.

Trata-se de um documento essencial àqueles que estão de malas prontas para vir ao Rio de Janeiro durante o ICM 2018, mas que não têm a real dimensão do papel do Brasil no cenário da Matemática mundial. Ajuda a compreender com clareza porque o país foi anfitrião da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e se prepara para ser a primeira sede do ICM no Hemisfério Sul.

Para ler o documento, acesse:

Versão em inglês: Brazilian_Mathematics_2018

Versão em português: Matemática Brasileira_2018

Fonte: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Impa