Nota de Falecimento – Prof. Ubiratan D’Ambrosio

Nota de Falecimento – Prof. Ubiratan D’Ambrosio

É com grande pesar que a Sociedade Brasileira de Matemática, por meio do Comitê da Coleção História da Matemática, comunica o falecimento do professor Ubiratan D’Ambrosio.

Ubiratan D’Ambrosio, matemático reconhecido mundialmente por suas pesquisas na área de Etnomatemática, atuou em diversas áreas. Em 2001 foi laureado pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por suas contribuições à História da Matemática e em 2005 ganhou a medalha Felix Klein pela Comissão Internacional de Instrução Matemática por suas contribuições à Educação Matemática.

Foi professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo também diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC/Unicamp) entre 1972 e 1980. Além de colaborar com muitos cursos de pós-graduação de educação e de ensino de ciências e matemática, como da Unicamp, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Rio Claro) e da Universidade de São Paulo (USP), também foi professor visitante da Unesco no programa de pós-graduação do Centre Pédagogique Supérieur, de Bamako na República do Mali.

Uma biografia imensa, um legado enorme, uma pessoa grandiosa! Sentimos muito essa perda!