Adiamento da X Bienal

Comunicamos que, em cumprimento às determinações e portarias anunciadas pelos órgãos competentes para o combate à pandemia e agindo de forma responsável e cautelosa, a Sociedade Brasileira de Matemática juntamente com os Comitês Científico e Organizador da X Bienal de Matemática resolve pelo adiamento do referido evento, que aconteceria no período de 27 a 30 de outubro de 2020, em Belém /PA.

Essa decisão visa contribuir com as recomendações do Ministério da Saúde, que orienta o adiamento de atividades com aglomerações de pessoas, na tentativa de evitar um aumento na disseminação do vírus.

Informamos que o novo período será agendado para que o evento ocorra sem nenhum prejuízo de qualidade. Aos que já realizaram suas inscrições, solicitamos que entrem em contato pelo e-mail (xbienal@sbm.org.br) para obter as devidas instruções.

Estamos à disposição para esclarecimentos e dúvidas.

Coloque sua leitura em dia!

#ficaemcasa

Acesse nosso site e veja as publicações gratuitas da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, artigos disponíveis em nossos periódicos, e o site do PROFMAT com várias dissertações do programa.

Ebooks gratuitos 

Coleção Coletâneas Matemática – https://bit.ly/2WKL91y
Coleção Colóquios de Matemática – https://bit.ly/2UkJpdL

Periódicos

Revista do Professor de Matemática  – https://bit.ly/3dvMCyu
Revista Professor de Matemática Online – http://pmo.sbm.org.br/
Revista Matemática Universitária – https://rmu.sbm.org.br/
Revista Matemática Contemporânea  – https://mc.sbm.org.br/
Ensaios Matemáticos – https://ensaios.sbm.org.br/

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Dissertações – https://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes/
 .
Quando tudo isso passar estaremos prontos para recebê-los de braços abertos.
A SBM deseja a todos muita saúde e que esses dias difíceis sejam vencidos com muita tranquilidade, paciência e otimismo.

Comunicado:

Em resposta à crise do coronavírus, a SBM suspendeu o atendimento ao público.
A equipe administrativa estará trabalhando em sistema de home office e os atendimentos serão feitos exclusivamente por e-mail. Seguimos monitorando a situação cuidadosamente, acompanhando as orientações das autoridades, e novas medidas devem ser anunciadas brevemente.

Estaremos a disposição para maiores esclarecimentos pelos e-mails:

Secretaria SBM: secretaria@sbm.org.br
Loja Virtual: lojavirtual@sbm.org.br
RPM: secretaria.rpm@sbm.org.br
Profmat: atendimento.profmat@sbm.org.br

Calendário Cientistas Negras

A Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), produziu um calendário com nome de cientistas negras pioneiras na ciência! Dentre elas, está a professora do Instituto de Matemática da UFRJ, Nedir do Espirito Santo.

O calendário desenvolvido por Joselí Maria Silva dos Santos, aluna do curso de especialização, sob orientação da professora Hilda da Silva Gomes.

O material esta disponível para download em https://bit.ly/36ouUZM

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

Cancelamento do Edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2020

Considerando o teor do Ofício nº 267/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, que restringe as vagas do programa exclusivamente a professores da rede pública do Ensino Básico, alterando o Ofício Circular nº 17/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, o qual autorizava a publicação do Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) do Profmat – Turma 2020, a Coordenação Nacional do Profmat decide cancelar o Edital nº 11 publicado em 29 de julho de 2019.

Informamos que as taxas de inscrições serão integralmente restituídas por meio de transferência eletrônica (TED) em conta corrente ou conta poupança em agência bancária indicada pelo candidato ou por vale postal eletrônico. Os dados bancários devem ser informados entre os dias 26 de agosto e 06 de setembro de 2019 no endereço ena.profmat-sbm.org.br/devolucao utilizando o login e a senha cadastrados no ato da inscrição.

O Profmat é constituído por uma rede de instituições de ensino superior em todas as 27 unidades federativas do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que ao longo do tempo, entre outros objetivos, busca oferecer formação qualificada a professores do Ensino Básico, bem como a produção de material didático de qualidade e formação continuada destinados a estes docentes.

A Coordenação Nacional do Profmat e a Sociedade Brasileira de Matemática lamentam profundamente o ocorrido e mantém o compromisso com a Educação Básica de qualidade.

Relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos

Está disponível para acesso o relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos. O documento tem como objetivo identificar as contribuições do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional para a melhoria da educação básica através do relato dos discentes e coordenadores do programa, além de entrevistas com os diretores das escolas onde lecionam seus egressos.
Este estudo foi solicitado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, em complemento ao primeiro relatório publicado – Profmat: Uma reflexão e alguns resultados-, como parte do processo de acompanhamento do Programa, sendo realizado pelo escritório Spineti Consultoria, Ensino e Pesquisa sob a coordenação das consultoras Dra. Flavia Carneiro da Cunha Oliveira e Dra. Cristina P. de M. Spineti Luz.

Acesse aqui

10 questões para professores de matemática

Este livro é um guia para professores sobre ensino e aprendizado de Matemática. Aborda tópicos como: “quanto eu devo encorajar meus estudantes a serem responsáveis pelos seus próprios aprendizados em matemática?” ou “como professor de matemática, quão importante é a relação que tenho com meus alunos?” Isso dá aos professores dados oportunos e relevantes, além de análises que podem ajudá-los a refletir sobre suas estratégias de ensino e sobre como os estudantes aprendem.

Faça o download gratuito clicando aqui.

Titulo: 10 Questões para Professores de Matemática…e como o PISA Pode Ajudar a Respondê-las
Páginas : 104
Publicação : OCDE/IMPA
ISBN: 978-85-244-0444-3
1ª edição

IMPA e SBM lançam documento sobre a Matemática no Brasil

Em meio às atividades do Biênio da Matemática 2017-2018 e a oito meses da realização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) lançam o documento “Brazilian Mathematics 2018”.

O texto tem por objetivo traçar um panorama da Matemática brasileira  e de sua evolução ao longo das últimas décadas, mostrando o progresso alcançado na pesquisa, pós-graduação e cooperação internacional.

O documento discorre ainda sobre a situação da educação no país, ao abordar o papel das olimpíadas de Matemática, o tema da participação feminina e os esforços crescentes para popularizar a Matemática na sociedade.

Trata-se de um documento essencial àqueles que estão de malas prontas para vir ao Rio de Janeiro durante o ICM 2018, mas que não têm a real dimensão do papel do Brasil no cenário da Matemática mundial. Ajuda a compreender com clareza porque o país foi anfitrião da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e se prepara para ser a primeira sede do ICM no Hemisfério Sul.

Para ler o documento, acesse:

Versão em inglês: Brazilian_Mathematics_2018

Versão em português: Matemática Brasileira_2018

Fonte: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Impa