Chamada X Bienal SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática convida todas as instituições interessadas a apresentarem propostas para a organização da X Bienal da Matemática 2020.

As regras para apresentação de propostas estão definidas no website da SBM

O período de realização recomendado é:

  • X Bienal da Matemática – terceiro quadrimestre de 2020;

Todas as propostas devem ser enviadas por e-mail para diretoria@sbm.org.br até 31 de outubro  de 2019;

Cordialmente,

Diretoria da SBM

INSCRIÇÕES ABERTAS – EXAME NACIONAL DE ACESSO AO PROFMAT 2020

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT – ENA 2020.

As inscrições podem ser feitas até as 17 horas do dia 16 de setembro de 2019.

Clique aqui para acessar o sistema de inscrição.

O PROFMAT é uma pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica.

Para mais informações acesse: www.profmat-sbm.org.br

Clique aqui para acessar o edital.

SBM celebra cinquentenário

O Brasil vivia os anos de “milagre” econômico – período em que se registrou elevadas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto – quando a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) foi instituída em junho de 1969. Sua criação ocorreu durante o 7º Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas (MG). Nestes 50 anos da SBM comemora-se a sua contribuição, ininterrupta, à divulgação científica da matemática no país e à promoção da formação e do intercâmbio de conhecimento entre professores, pesquisadores e estudantes de todos os níveis do ensino.

A criação da SBM como a de suas antecessoras regionais, a Sociedade de Matemática de São Paulo (1945-1972) e a Sociedade Paranaense de Matemática (1953), foram expressões de um movimento voltado para organizar a comunidade científica nessa área. O desejo de ampliar o contato e o conhecimento entre cientistas do país e do exterior foram as principais motivações para criar as sociedades científicas brasileiras. Depois da fundação da SBM surgiram outras instituições como a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a Associação Brasileira de Estatística (ABE), a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

As atribuições da SBM aumentaram com os anos. Fazem parte de sua rotina fomentar a realização e a divulgação de pesquisas; promover encontros e reuniões científicas; executar projetos acadêmicos e de desenvolvimento regional ou setorial; produzir periódicos e livros que contemplam os ciclos básicos de estudos, a graduação e a pós-graduação; coordenar o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); e apoiar as olimpíadas de matemática e incentivar jovens pesquisadores brasileiros, dando- lhes  a possibilidade de concorrer ao Prêmio SBM. A premiação reconhece trabalhos de pesquisa originais publicados nos últimos três anos e ocorre de forma bianual, quando é realizado o Colóquio Brasileiro de Matemática.

Parte da divulgação e da popularização da matemática que realiza é feita por meio dos seus oito periódicos: Eureka!, Matemática Contemporânea, Ensaios Matemáticos, Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, Revista do Professor de Matemática, Matemática Universitária, Professor de Matemática Online e Noticiário Eletrônico. Todos acessíveis pela internet. Nestas publicações, os leitores encontram anais de encontros científicos, artigos de áreas diversas da matemática, conteúdos que contemplam professores e alunos de todos os níveis do ensino, notícias sobre eventos, atividades e oportunidades acadêmicas, e exercícios que ajudam na preparação de estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Atualmente, a SBM tem aproximadamente 2 mil associados e funciona como uma editora para livros e revistas de matemática. Entre suas publicações se destacam nove coleções: Fonteiras da Matemática e Textos Universitários – material cujo público é o da graduação e pós-graduação; Professor de Matemática e Profmat – que cobrem temas do ensino médio e complementam à formação e o trabalho dos professores em sala de aula; Matemática Aplicada, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática – voltados para auxiliar estudantes a enfrentar questões e a solucionar problemas clássicos e modernos; e Matemática para o Ensino e História da Matemática – apresentam uma abordagem sobre a matemática escolar e o desenvolvimento da matemática em perspectiva histórica. A SBM comercializa ainda as coleções de livros do Instituto de Matemática Pura e Aplicada como o Projeto Euclides, Matemática Universitária e Matemática e Aplicações. Estas atendem às necessidades de professores e estudantes da graduação e pós-graduação. Recentemente a SBM em parceria com a SBMAC instituiram o Prêmio Elon Lages Lima, com objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

A instituição reforça, constantemente, os intercâmbios internacionais por meio de acordos de reciprocidade no âmbito das Américas e da Europa. Há parcerias com a American Mathematical Society (Estados Unidos), Canadian Mathematical Society (Canadá), Société Mathématique de France (França), Real Sociedad Matemática Española (Espanha), Unione Matematica Italiana (Itália), Sociedad Matemática Peruana (Peru) e Sociedade Portuguesa de Matemática (Portugal). Enquanto no Brasil são mantidas cooperações com as sociedades brasileiras nas ciências matemáticas.

O resultado do seu trabalho é importante para a formação da comunidade matemática, para informar a sociedade sobre a importância do trabalho dos matemáticos para a ciência do país e para desenvolver o interesse dos estudantes por este campo do conhecimento científico. A trajetória da SBM e sua contribuição ao desenvolvimento da matemática faz parte da própria história das ciências no Brasil.

Por Elisandra Galvão

Chamada à Organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

A Sociedade Brasileira de Matemática convida todas as instituições interessadas a apresentarem propostas para a organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

As regras para apresentação de propostas estão definidas no website da SBM:

Ler maisChamada à Organização de Colóquios de Matemática das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos

Está disponível para acesso o relatório PROFMAT: Avaliação de possíveis impactos. O documento tem como objetivo identificar as contribuições do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional para a melhoria da educação básica através do relato dos discentes e coordenadores do programa, além de entrevistas com os diretores das escolas onde lecionam seus egressos.
Este estudo foi solicitado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, em complemento ao primeiro relatório publicado – Profmat: Uma reflexão e alguns resultados-, como parte do processo de acompanhamento do Programa, sendo realizado pelo escritório Spineti Consultoria, Ensino e Pesquisa sob a coordenação das consultoras Dra. Flavia Carneiro da Cunha Oliveira e Dra. Cristina P. de M. Spineti Luz.

Acesse aqui

10 questões para professores de matemática

Este livro é um guia para professores sobre ensino e aprendizado de Matemática. Aborda tópicos como: “quanto eu devo encorajar meus estudantes a serem responsáveis pelos seus próprios aprendizados em matemática?” ou “como professor de matemática, quão importante é a relação que tenho com meus alunos?” Isso dá aos professores dados oportunos e relevantes, além de análises que podem ajudá-los a refletir sobre suas estratégias de ensino e sobre como os estudantes aprendem.

Faça o download gratuito clicando aqui.

Titulo: 10 Questões para Professores de Matemática…e como o PISA Pode Ajudar a Respondê-las
Páginas : 104
Publicação : OCDE/IMPA
ISBN: 978-85-244-0444-3
1ª edição

IMPA e SBM lançam documento sobre a Matemática no Brasil

Em meio às atividades do Biênio da Matemática 2017-2018 e a oito meses da realização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) lançam o documento “Brazilian Mathematics 2018”.

O texto tem por objetivo traçar um panorama da Matemática brasileira  e de sua evolução ao longo das últimas décadas, mostrando o progresso alcançado na pesquisa, pós-graduação e cooperação internacional.

O documento discorre ainda sobre a situação da educação no país, ao abordar o papel das olimpíadas de Matemática, o tema da participação feminina e os esforços crescentes para popularizar a Matemática na sociedade.

Trata-se de um documento essencial àqueles que estão de malas prontas para vir ao Rio de Janeiro durante o ICM 2018, mas que não têm a real dimensão do papel do Brasil no cenário da Matemática mundial. Ajuda a compreender com clareza porque o país foi anfitrião da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, e se prepara para ser a primeira sede do ICM no Hemisfério Sul.

Para ler o documento, acesse:

Versão em inglês: Brazilian_Mathematics_2018

Versão em português: Matemática Brasileira_2018

Fonte: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Impa