Concurso para professor na área de Matemática e Matemática Aplicada – ITA

Concurso para professor adjunto A do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na área de Matemática e Matemática Aplicada com 6 vagas.

Inscrições: de 02 de outubro a 31 de outubro de 2017

Edital pelo site: http://www.ita.br/concurso

ou diretamente no link:

http://www.ita.br/sites/default/files/pages/collection/ITA%20EDITAL%20CONCURSOS%202017%20-%20Vers%C3%A3o%20Final_0.pdf

Abaixo, segue um breve texto sobre o ITA e a cidade de São José dos Campos.
A cidade de São José dos Campos conta com outros importantes centros de pesquisa do país como a UNIFESP, o INPE, o IAE, o IEAv e o CEMADEN. Este rico meio científico propicia excelentes oportunidades de interação com pesquisadores de outras instituições. Os professores do departamento de Matemática do ITA são encorajados a participar dos diversos de programas de pós-graduação da região. Em especial, destacamos o programa de Matemática Aplicada da UNIFESP, o PROFMAT também da UNIFESP, o programa de Pesquisa Operacional da parceria ITA/UNIFESP, o programa de Física do ITA e o de Computação Aplicada do INPE, dentre outros.

Com um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA atrai alunos brilhantes. Muitos destes alunos são medalhistas nacionais e internacionais de Olimpíadas de Matemática, o que colabora para tornar ainda mais um desafio estimulante trabalhar na instituição. O corpo docente da área de Matemática conta com um bom ambiente de trabalho e estrutura favorável. No ITA temos muito apoio da FAPESP, do governo Federal, da prefeitura da cidade, além de uma boa carga didática, o que garante excelentes condições de trabalho.

Para entender a tradição de excelência do ITA, segue um breve resumo sobre suas raízes históricas. Em 1941, foi formado o Ministério da Aeronáutica, cabendo a Casimiro Montenegro Filho a Subdiretoria Técnica da Aeronáutica. Assim, em 1943, Casimiro viajou aos Estados Unidos com a incumbência de trazer um lote de aviões norte-americanos, tendo estendido sua visita para conhecer o MIT – Massachusets Institute of Technology. Casimiro retornou maravilhado com a ideia de criar um Instituto semelhante no Brasil, com o objetivo de formar engenheiros de excelência e desenvolver tecnologia aeronáutica.

Com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, Casimiro desenvolveu as diretrizes desta nova instituição. Assim, nos anos finais da década de 1940, Casimiro envolveu-se diretamente na construção de seu sonho, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Até hoje, os laços de parceria do ITA com MIT são muito fortes. Ao redor do ITA formou-se o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), um complexo de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial. Em 1969 foi criada no mesmo campus a empresa EMBRAER, atualmente a terceira maior fabricante mundial de aviões.

A cidade de São José dos Campos tem hoje aproximadamente 650 mil habitantes e conta com infraestrutura e qualidade de vida excelentes, fruto de ser um dos maiores polos industriais e tecnológicos do país. Além disso, a cidade está localizada em uma posição geográfica privilegiada, com fácil acesso às cidades de São Paulo e Campinas, ao sul de Minas, ao litoral norte do estado de São Paulo e a 70 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.