Edital para Contratação de Professor de Matemática – PUCRS

A Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estará recebendo até o dia 30 de Janeiro de 2018 currículos (Modelo Lattes/CNPq) de interessados para o possível exercício, em tempo parcial, de atividades de docência vinculados a cursos de graduação envolvendo a área de Matemática, incluindo Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Álgebra Matricial, Matemática Discreta e Matemática Atuarial.

Solicito que esta Sociedade divulgue esta oportunidade para seus associados.

O Edital encontra-se em anexo ou no link http://www.pucrs.br/ciencias/evento/processo-seletivo-professores/.

Concurso para Professor – Instituto Federal do Sul

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://concursos.ifsul.edu.br/

Período de inscrição: 24/11/2017  ao dia 26/12/2017

Vagas ofertadas para Professor de Matemática:

CIDADE DE CHARQUEADAS – 01 vaga

CIDADE DE JAGUARÃO – 02 vagas

CIDADE DE PELOTAS – 02 vagas

Para maiores informações consulte o Edital: http://concursos.ifsul.edu.br/efetivo/edital-191-2017

Concurso para professor na área de Matemática e Matemática Aplicada – ITA

Concurso para professor adjunto A do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na área de Matemática e Matemática Aplicada com 6 vagas.

Inscrições: de 02 de outubro a 31 de outubro de 2017

Edital pelo site: http://www.ita.br/concurso

ou diretamente no link:

http://www.ita.br/sites/default/files/pages/collection/ITA%20EDITAL%20CONCURSOS%202017%20-%20Vers%C3%A3o%20Final_0.pdf

Abaixo, segue um breve texto sobre o ITA e a cidade de São José dos Campos.
A cidade de São José dos Campos conta com outros importantes centros de pesquisa do país como a UNIFESP, o INPE, o IAE, o IEAv e o CEMADEN. Este rico meio científico propicia excelentes oportunidades de interação com pesquisadores de outras instituições. Os professores do departamento de Matemática do ITA são encorajados a participar dos diversos de programas de pós-graduação da região. Em especial, destacamos o programa de Matemática Aplicada da UNIFESP, o PROFMAT também da UNIFESP, o programa de Pesquisa Operacional da parceria ITA/UNIFESP, o programa de Física do ITA e o de Computação Aplicada do INPE, dentre outros.

Com um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA atrai alunos brilhantes. Muitos destes alunos são medalhistas nacionais e internacionais de Olimpíadas de Matemática, o que colabora para tornar ainda mais um desafio estimulante trabalhar na instituição. O corpo docente da área de Matemática conta com um bom ambiente de trabalho e estrutura favorável. No ITA temos muito apoio da FAPESP, do governo Federal, da prefeitura da cidade, além de uma boa carga didática, o que garante excelentes condições de trabalho.

Para entender a tradição de excelência do ITA, segue um breve resumo sobre suas raízes históricas. Em 1941, foi formado o Ministério da Aeronáutica, cabendo a Casimiro Montenegro Filho a Subdiretoria Técnica da Aeronáutica. Assim, em 1943, Casimiro viajou aos Estados Unidos com a incumbência de trazer um lote de aviões norte-americanos, tendo estendido sua visita para conhecer o MIT – Massachusets Institute of Technology. Casimiro retornou maravilhado com a ideia de criar um Instituto semelhante no Brasil, com o objetivo de formar engenheiros de excelência e desenvolver tecnologia aeronáutica.

Com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, Casimiro desenvolveu as diretrizes desta nova instituição. Assim, nos anos finais da década de 1940, Casimiro envolveu-se diretamente na construção de seu sonho, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Até hoje, os laços de parceria do ITA com MIT são muito fortes. Ao redor do ITA formou-se o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), um complexo de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial. Em 1969 foi criada no mesmo campus a empresa EMBRAER, atualmente a terceira maior fabricante mundial de aviões.

A cidade de São José dos Campos tem hoje aproximadamente 650 mil habitantes e conta com infraestrutura e qualidade de vida excelentes, fruto de ser um dos maiores polos industriais e tecnológicos do país. Além disso, a cidade está localizada em uma posição geográfica privilegiada, com fácil acesso às cidades de São Paulo e Campinas, ao sul de Minas, ao litoral norte do estado de São Paulo e a 70 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada – IME – USP

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, campus capital, até o dia 31 de outubro.

As instruções se encontram no link: https://www.ime.usp.br/map/pos/inscricoes.

As áreas de pesquisa são: Análise Numérica, Equações Diferenciais, Física Matemática, Modelagem Matemática, Otimização e Sistemas Dinâmicos.

Além de bolsas CAPES e CNPq, alunos com alto potencial podem ser contemplados com bolsas da Fapesp de Doutorado Direto na área de Sistemas Dinâmicos (Dinâmica e Geometria em Baixas Dimensões), bastando para isto declarar o interesse por tais bolsas no campo “9. Observações” do formulário de inscrição.

Concurso para professor – UFPR

Estão abertas as inscrições para concurso para professor adjunto A, na área de Álgebra, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná.

O edital e o programa do concurso podem ser encontrados em: http://www.mat.ufpr.br/departamento/concursos.html

As inscrições serão feitas de 18 de setembro a 17 de outubro de 2017, no local especificado no edital.
Podem ser feitas inscrições via correio, mas neste caso a inscrição deve ser encaminhada via SEDEX e postada até, no máximo, 05 (cinco) dias antes do término das inscrições.

Bolsa Fapesp de Pós-Doutorado em Matemática – IME-USP

We would like to announce a post-doctoral position in the Department of Mathematics of the University of São Paulo (Brazil) within the scope of Geometry of Banach spaces. This position is for a period of 24 months (with possibility of extending the duration by 12 or 24 more months); the initial date of the activities is negotiable, but preferably between March and September 2018, and the deadline to apply is November 30th, 2017. The position is available as part of the FAPESP Thematic Project “Geometry of Banach spaces”: https://geometryofbanachspaces.wordpress.com/

The position has no teaching duties and includes a monthly stipend which is, as of August 1, 2017 of BRL 7170 (tax free). It also includes partial support for travel and the first expenses upon arrival, as well as Research Contigency Funds equivalent to 15% of the fellowship.

All relevant information may be found at https://geometryofbanachspaces.wordpress.com/post-doctoral-position/

We kindly ask you to forward this message to anyone you know who might be interested in this position.

Concurso para Professor – ICMC-USP

ICMC abre concurso para professor titular nas áreas de matemática e sistemas de computação

Estão abertas as inscrições para dois concursos que oferecem vagas de professor titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O salário é de R$ 15.862,33.

Uma das vagas é no departamento de matemática e a outra no departamento de sistemas de computação. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até às 17 horas do dia 23 de fevereiro de 2018 (horário oficial de Brasília) por meio deste link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.

Para obter mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse os editais nos links a seguir: icmc.usp.br/e/f4ee2 (área de matemática) e icmc.usp.br/e/6b420 (área de sistemas de computação).

Mais informações:
Inscrições: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao
Edital ATAc/ICMC/SMA-USP nº 065/2017 (matemática): icmc.usp.br/e/f4ee2
Edital ATAc/ICMC/SSC-USP nº 066/2017 (sistemas de computação): icmc.usp.br/e/6b420
E-mail: sacadem@icmc.usp.br

Bolsa de Pós-Doutorado em Matemática PNPD – IMECC-Unicamp

O Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), UNICAMP, está procurando candidatos para uma bolsa de pós-doutorado (PNPD-CAPES). A bolsa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Matemática. Estamos procurando candidatos com forte e comprovado potencial de pesquisa. A interação com os nossos grupos de pesquisa é muito desejável. Vejam o link

www.ime.unicamp.br/pos-graduacao/matematica/grupos-linhas-pesquisa

A bolsa tem valor mensal de R$ 4.100,00 e conta com um auxílio anual para participação em congressos e eventos. A bolsa tem duração de 1 ano, e é prorrogável por períodos iguais (podendo o total da bolsa chegar a 48 meses no máximo), dependendo do desempenho do bolsista, a ser analisado em
relatório anual.

Os bolsistas podem ser chamados a contribuir com a carga didática do departamento, mas em bases bem suaves (no máximo uma disciplina por semestre).

**Os interessados devem enviar os seguintes documentos (formato pdf) para posgrad@ime.unicamp.br até o dia 30 de Setembro de 2017.

1. Curriculum vitae (com lista de publicações e outras atividades acadêmicas). Pode ser Currículo Lattes.

2. Projeto de pesquisa.

Concurso para Professor – UNIR

A Universidade Federal de Rondônia torna pública a abertura das inscrições para o concurso público de provas e títulos para o Professor de Magistério Superior . São 3 vagas para professor de matemática com dedicação exclusiva. O requisito é ser mestre na área.

Modalidade da inscrição:
1. A inscrição será feita exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.processoseletivo.unir.br .

2. O candidato somente poderá inscrever-se uma única vez, para uma única área, considerando que as provas poderão ser realizadas nos mesmos dias e horários.

3. Observado o horário local, a inscrição iniciar-se-á e terminará nos seguintes dias e horários:
Início: 26 de julho de 2017.
Término: 06 de agosto de 2017.

4. Não será cobrada taxa de inscrição.

Para maiores informações acesse o edital: http://www.processoseletivo.unir.br/index.php?pag=concursos&id=160

Concurso para Professor Adjunto – UNB

Concurso para Professor Adjunto A no Departamento de Matemática da Universidade de Brasília.

Inscrições até o dia 11/08/17

Estão sendo ofertadas 3 vagas, distribuídas entre as seguintes especialidades:

Álgebra, Análise e Geometria: 2 vagas

Análise Numérica, Dinâmica de Fluídos, Teoria da Computação e Probabilidade: 1 vaga

Os editais estão disponíveis no link:
http://www.mat.unb.br/programacoes/concursos

Concurso em Geometria e Topologia – UFPR

Estão abertas as inscrições para concurso na área de Geometria e Topologia
no departamento de matemática da UFPR. O edital pode ser encontrado em

http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital203-17.pdf

Outras informações nos endereços

http://www.mat.ufpr.br/departamento/concursos.html

http://www.mat.ufpr.br/documentos/concursos/programa_geometria_ufpr_2017.pdf

As inscrições encerram dia 10/07, porém as inscrições enviadas pelo correio
(sedex) devem estar postadas até 5 dias antes do encerramento.

Concurso para Professor Efetivo – UFRRJ

Encontram-se abertas, entre 05/junho/2017 e 04/julho/2017, as inscrições para concurso para contratação de professor efetivo em regime de
dedicação exclusiva, classe/nível Assistente A1, para o Departamento de Tecnologias e Linguagens/Instituto Multidisciplinar da UFRRJ – campus Nova Iguaçu/RJ.

A vaga se destina a atuação no curso de Matemática. O concurso versará sobre os temas: Banco de Dados e Computação Gráfica.

Os requisitos são: Graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação, Informática ou Engenharias.

Mestrado em Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Ciência da Computação, Informática ou Engenharias.

Mais detalhes encontram-se no site: www.ufrrj.br. (link Concursos) ou

Clicar em Inscrições Abertas -> Magistério Superior – > Edital nº 59/2017

Concurso para Professor Adjunto na UFRJ

Está aberto edital para a contratação de Professor com Doutorado em Matemática ou áreas afins junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Campus Duque de Caxias (Polo de Xerém).

O Campus conta atualmente com três cursos de graduação: Biofísica, Biotecnologia e Nanotecnologia. Estão em fase de criação os cursos de Engenharia Física e Ciência Farmacêuticas: biofármacos. Encontra-se em elaboração uma proposta de Mestrado e Doutorado multidisciplinar.

O concurso aberto na área de Matemática dará prioridade para profissionais com profundo conhecimento na área e que tenha uma visão multidisciplinar buscando a produção de ciência básica e aplicada em colaborações com pesquisadores das áreas de computação, Física, Química, Biologia e Inovação.

Visite o site:
http://www.xerem.ufrj.br

Maiores informações no edital 215:
http://concursos.pr4.ufrj.br/

Concurso para Professor – UEMA

Edital Nº 63/2016 – GR/UEMA

No período de 30/05/2016 a 15/07/2016, estarão abertas as inscrições para  Concurso Público destinado ao provimento de Cargo na Carreira do Magistério Superior, nos termos da Resolução nº 465/2004 – CONSUN/UEMA, alterada pela Resolução n° 922/2015 – CONSUN/UEMA, para atender ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN/Departamento de Matemática e Informática.

Para ter acesso ao edital clique aqui

Bolsa de Pós-Doutorado em Matemática PNPD, IMECC-Unicamp

O Departamento de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e

Computação Científica (IMECC), UNICAMP, está procurando candidatos para
uma bolsa de pós-doutorado (PNPD-CAPES). A bolsa está vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Matemática. Estamos procurando candidatos com
forte e comprovado potencial de pesquisa. A interação com os nossos grupos
de pesquisa é muito desejável. Vejam o link

http://www.ime.unicamp.br/posgrad/mat/grupos-e-linhas-de-pesquisa

A bolsa tem valor mensal de R$ 4.100,00 e conta com um auxílio anual para
participação em congressos e eventos. A bolsa tem duração de 1 ano, e é
prorrogável por períodos iguais (podendo o total da bolsa chegar a 48
meses no máximo), dependendo do desempenho do bolsista, a ser analisado em
relatório anual.

Os bolsistas podem ser chamados a contribuir com a carga didática do
departamento, mas em bases bem suaves (no máximo uma disciplina por
semestre).

Os interessados devem enviar os seguintes documentos (formato pdf) para
posgrad@ime.unicamp.br até o dia 30 de Junho de 2016.

1. Curriculum vitae (com lista de publicações e outras atividades
acadêmicas). Pode ser Currículo Lattes.

2. Projeto de pesquisa.