Mestrado e Doutorado em Matemática no CTC/PUC-Rio

O Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições gratuitas para Mestrado e Doutorado Stricto Sensu, até o dia 30/11,com aulas começando no primeiro semestre de 2021. A pós-graduação na PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, em que os alunos podem obter bolsas da CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos de cada departamento, dependendo da classificação nos processos de seleção.  

O objetivo é desenvolver profissionais de alto nível com formação ampla e de qualidade. O curso possui uma área de concentração: Matemática Pura e Matemática Aplicada. Dentro dessa área de concentração, são oferecidas nove linhas de pesquisa. O programa foi avaliado pela CAPES 2013-2016 com conceito máximo (nota 7). Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm

Linha de pesquisa Matemática Pura e Matemática Aplicada: 

  1. Análise e Equações Diferenciais Parciais; 
  2. Combinatória; 
  3. Computação Gráfica; 
  4. Física Matemática; 
  5. Geometria Algébrica; 
  6. Geometria Diferencial; 
  7. Probabilidade e Processos Estocásticos; 
  8. Sistemas Dinâmicos; 
  9. Topologia. 

Caso o isolamento em decorrência da pandemia da COVID-19 se estenda durante o primeiro semestre de 2021, a PUC-Rio manterá o recesso de suas atividades presenciais. As atividades acadêmicas se darão pelo método de aulas online, de modo a assegurar a saúde de todos, assim como o cumprimento das atividades previstas em cada programa de pós-graduação do CTC/PUC-Rio. 

Professor Visitante PPG-Física IMEF/FURG

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para contratação de Professor(a) Visitante no Programa de Pós-Graduação em Física. O(A) Professor(a) Visitante Estrangeiro(a) ou Brasileiro(a) deve ter produção acadêmica relevante e comprovar experiência de formação ou colaboração efetiva no exterior.

Maiores informações estão descritas no Edital disponível em www.ppgfisica.furg.br

Dúvidas sobre a posição, por favor enviar email para a comissão de seleção, no email pgfisica@furg.br 

Todos os documentos precisam ser enviados até 19 de Novembro de 2020.

Concurso para Professor – DM / IMECC / UNICAMP

Foram publicados no DOE de 14/10/2020 os editais de reabertura de inscrições para os seguintes concursos, do DM, para provimento de cargos de Professor Doutor, nível MS3.1:

Área: Álgebra e Aplicações
Novo período de inscrições: 14/10 a 14/12/2020 (exclusivamente online, vide item 3 do edital).
Área: Matemática e Aplicações
Novo período de inscrições: 14/10 a 14/12/2020 (exclusivamente online, vide item 3 do edital).  

Os Editais de reabertura estão disponíveis na página do IMECC:
https://www.ime.unicamp.br/administracao/concursos-processos-seletivos/concursos-abertos

Obs: as inscrições recebidas no período de 17/08 a 13/10/2020 estão mantidas (item 3.7 do edital de reabertura).”

Bolsa de Pós-doutorado – NeuroMat

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Neuromatemática (NeuroMat), sediado na Universidade de São Paulo, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece três bolsas de pós-doutorado para recém-doutores com destacado potencial de pesquisa para desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de interface entre Probabilidade, Estatística, Computação, Engenharia Biomédica e Neurociência.

A pesquisa envolverá colaborações com grupos e laboratórios experimentais e teóricos associados à NeuroMat. A pesquisa a ser desenvolvida pelos bolsistas do pós-doutorado deve estar estritamente relacionada às linhas de pesquisa em andamento desenvolvidas pela equipe do NeuroMat. O projeto pode ser desenvolvido na USP de São Paulo, na USP de Ribeirão Preto ou na Universidade de Campinas (Unicamp).

Os candidatos devem fazer suas inscrições até 16 de agosto de 2020.

Para maiores informações acesse: https://neuromat.numec.prp.usp.br/content/postdoctoral-fellowships-in-neuromathematics-and-stochastic-modeling-of-the-brain-s%C3%A3o-paulo-brazil/

.

Pós-doutorado em Teoria de Singularidades – UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de São Carlos-PPGM-UFSCar, SP, Brasil, está recebendo inscrições para uma bolsa de pós-doutorado em Teoria de Singularidades com a duração de um ano, com possibilidade de renovação para mais um ano.
As atividades de pesquisa estão relacionadas ao Projeto Temático da FAPESP “Teoria de singularidades e suas aplicações à geometria diferencial, equações diferenciais e visão computacional” (processo 2019/07316-0), cuja sede é o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP (ICMC-USP) em São Carlos.
A pesquisa de pós-doutorado, a ser supervisionada pelo professor da UFSCar João Nivaldo Tomazella, se concentrará no estudo da equisingularidade de famílias de superfícies com singularidades não isoladas.
As solicitações devem ser enviadas ao professor Farid Tari (faridtari@icmc.usp.br), pesquisador responsável do Projeto Temático FAPESP, incluindo os seguintes documentos:
1. Carta de apresentação;
2. Curriculum vitae;
3. Proposta de pesquisa;
4. Nomes e endereços de e-mail de duas referências;
5. Documento comprovativo de doutorado.

A implementação da bolsa está sujeita à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Se aprovado pela FAPESP, o candidato selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 7.373,10, mensal e reserva técnica no valor de 15% do valor anual da bolsa, que deverá ser gasto em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.

O prazo para apresentação de propostas é 31 de julho de 2020

Mestrado em Matemática Pura e Aplicada da UNIFESP

Está aberto o processo seletivo para ingresso no Mestrado em Matemática Pura e Aplicada da UNIFESP, campus São José dos Campos.

As inscrições serão recebidas em fluxo contínuo, mas serão avaliadas em três períodos.

Para participar do primeiro período de avaliação (para quem deseja se matricular nas disciplinas que se iniciam em agosto), as inscrições devem ser feitas até 13/07/2020.

As disciplinas do segundo semestre de 2020 ocorrerão em modo não presencial, pelo menos até outubro de 2020, devido à pandemia de COVID-19.

Link para o edital: http://ppgmat.sites.unifesp.br/admissao/PS2020_2.pdf

Mais informações sobre o programa, podem ser encontradas no site: http://ppgmat.sites.unifesp.br/

Contato: ppgmat@unifesp.br

Funpresp-Jud seleciona Supervisor de Empréstimo

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud), com sede em Brasília, abriu processo seletivo nacional para o emprego em comissão de Supervisor de Empréstimo, cujo salário é de R$ 10.786,64. A jornada de trabalho é de 40 horas. Os interessados terão até 14 de junho para se inscrever pelo endereço http://www.funprespjud.com.br/processoseletivo. É necessário realizar login para o preenchimento do formulário e envio de cópia da documentação comprobatória exigida. O edital completo está disponível aqui.

Para se candidatar, é obrigatório ter curso superior completo, preferencialmente em Ciências Econômicas, Contábeis ou Atuariais, Matemática, Estatística, Engenharia, Administração ou Tecnologia da Informação, devidamente reconhecido pelo MEC. Também é desejável ter especialização em Finanças, Mercado de Capitais, Economia, Previdência ou Gestão de Projetos. 

Outra exigência é a comprovação de, no mínimo, quatro anos de experiência em área de gestão comercial de produtos e serviços relativos à empréstimo em entidade fechada de previdência complementar e/ou instituição financeira. É desejável ter conhecimento e experiência profissional em desenvolvimento de projetos e modelagem de processos, além dascertificações exigidas pela Previc, conforme Portaria nº 560/2019.

Dentre os conhecimentos técnicos atribuídos ao emprego em comissão, estão conhecimento avançado do pacote Office (Excel, PowerPoint e Word), noções de Business Intelligence (BI), programação e matemática financeira. Serão considerados como diferenciais na análise curricular os seguintes itens: Normas do Sistema Financeiro e BACEN; Conhecimentos sobre gestão de contratos terceirizados; Política de Crédito; Gestão de carteira de empréstimos e financiamentos.

Caberá ao Supervisor de Empréstimos implantar, operacionalizar e supervisionar a carteira de empréstimo aos participantes; elaborar e propor regulamento de empréstimo aos participantes do JusMP-Prev; elaborar normativos internos, diagramas e fluxos de processos, procedimentos operacionais e documentos necessários à concessão e manutenção do empréstimo; propor e implantar sistema de gestão de empréstimo. 

A seleção será realizada em três etapas, sendo elas: análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista comportamental e técnica, de caráter eliminatório e classificatório; eaplicação de teste de avaliação comportamental, a critério da Comissão de Seleção. Todas as etapas serão realizadas prioritariamente por meio do uso de ferramentas tecnológicas, como medida preventiva ao Covid-19. A divulgação do resultado final está prevista para 26/6/2020.

Sobre a Funpresp-Jud. A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud) foi criada pela Resolução STF nº 496, de 25/10/2012, com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário para os membros e os servidores públicos titulares de cargo efetivo do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público. É uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa, financeira e gerencial, nos termos da Lei nº 12.618, de 30/4/2012.

Professor Titular – ICMC USP

Estão abertas as inscrições para o concurso de professor titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O docente selecionado atuará no Departamento de Matemática em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário de R$ 16.454,57 (referente ao mês de maio de 2019).

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até às 17 horas do dia 26 de outubro (horário oficial de Brasília) por meio do link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse o edital: icmc.usp.br/e/6df14

Pós DOC – IME USP

Processo seletivo aberto para uma vaga de pós-doc no Departamento de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, na área de Geometria dos espaços de Banach. A vaga é parte do Projeto Temático FAPESP “Geometria dos espaços de Banach” 2016/25574-8 (https://geometryofbanachspaces.wordpress.com/).

A vaga é para um período de 12 meses, possivelmente renováveis 12 meses.

A data inicial das atividades é negociável, mas de preferência entre agosto e dezembro de 2020. A vaga é parte do Projeto Temático FAPESP
“Geometrias dos espaços de Banach”.

O candidato trabalhará na supervisão de Valentin Ferenczi, e espera-se que ele interaja com os outros membros da equipe, concentrando a pesquisa em vários aspectos da Geometria dos espaços de Banach e nas suas interações com teoria homológica, interpolação, ou teoria descritiva dos conjuntos. Toda a informação relevante se encontra em https://geometryofbanachspaces.wordpress.com/postdoc-position-open/.

A inscrição será realizada por e-mail, enviando ao endereço ferenczi@ime.usp.br até o dia 31 de maio os seguintes documentos:

– Carta de candidatura (um ou duas páginas max) contendo um pequeno projeto de pesquisa, áreas de interesse, e contatos de dois pesquisadores dispostos a escrever carta de recomendação caso necessário;
– Currículo;
– Cópia da tese de doutorado (ou versão preliminária se ainda não foi defendida).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Edital Emergencial da UFMA busca formados em Matemática e Estatística para trabalhar na área de Saúde

Edital Emergencial da Universidade Federal do Maranhão, busca estudantes da área de Exatas, com formação em Matemática e Estatística, que tenham interesse em trabalhar com Modelagem em Problemas relacionados à Epidemia de COVID-19 em São Luís. 

As inscrições para as 4 bolsas aprovadas, sendo 2 de Mestrado e 2 de Doutorado, vão até 19/05/2020.

Para maiores informações acesse o edital: https://portais.ufma.br/PortalProReitoria//ageufma/paginas/editais/edital.jsf?id=14988

Pós-doutorado UFRGS

O prazo para inscrição de candidatos na chamada de pós-doutorado abaixo foi estendido para 05/abril/2020.

Estamos procurando candidatos interessados em pós-doutorado para trabalhar conosco no Grupo de Processamento Paralelo e Distribuído do
Instituto de Informática da UFRGS. Os candidatos devem se enquadrar no perfil de computação científica. A versão em português encontra-se disponível no
site: http://www.inf.ufrgs.br/~schnorr/omeep/#bolsa-de-pós-doutorado

USP abre concurso para professores: duas vagas na área de matemática aplicada e estatística

Docentes selecionados atuarão no ICMC com salário inicial de R$ 11.069,17

Estão abertas, até às 17 horas do dia 4 de maio, as inscrições para o concurso público que oferece duas vagas de professor doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Os selecionados atuarão no Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, na área de conhecimento matemática e estatística aplicadas à indústria. Ambos serão contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário de R$ 11.069,17, referente ao mês de maio de 2019.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet pelo link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para mais detalhes sobre documentações, provas e prazos, acesse o edital completo disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/3292f

Inscrições abertas para Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional no ICMC – USP

O prazo para se candidatar é até o dia 30 de abril. Também há vagas para doutorado direto, que recebe inscrições em fluxo contínuo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. São oferecidas até 60 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril para o doutorado. Já no doutorado direto, as inscrições ocorrem em fluxo contínuo, com novos editais abertos em sequência.

Os candidatos deverão se inscrever diretamente na internet, conforme detalhes dos editais disponíveis no site (icmc.usp.br/e/696c1). Podem participar do processo seletivo para doutorado estudantes que tiverem seu título de mestre homologado até a data de matrícula. No doutorado direto podem se inscrever candidatos que completarem cursos de graduação e tiverem colação de grau realizada até a data de matrícula.

“São Carlos é uma cidade de médio porte, acolhedora e que oferece um curso de pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional que é classificado com a melhor nota pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a nota 7. Isso permite termos o melhor dos mundos na USP em São Carlos, agregando qualidade de vida e qualidade em ensino e formação de recursos humanos”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC, professora Kalinka Castelo Branco.

Em todo Brasil, existem hoje 77 programas de pós-graduação na área de computação, mas apenas sete deles receberam nota máxima na última avaliação quadrienal realizada pela CAPES. 

Texto: por Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

Mais informações
 Acesse o edital do doutorado: icmc.usp.br/e/26775
Acesse o edital do doutorado direto: icmc.usp.br/e/26031
Página do Programa: www.icmc.usp.br/ccmc
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

Vagas remanescentes Doutorado em Matemática Aplicada – USP

ivulgamos a disponibilidade de 2 vagas remanescentes para o Doutorado ou Doutorado Direto em Matemática Aplicada na USP. Serão 2 bolsas de estudos para esta seleção que podem ser oferecidas a partir de Abril/2020.

Áreas de pesquisa do programa:

Equações Diferenciais e Aplicações
Física Matemática
Matemática Aplicada Computacional
Modelagem Matemática e Aplicações
Sistemas Dinâmicos

Documentos necessários:

1) Histórico de graduação e pós graduação;
2) Carta de motivação, indicando a área e subárea de pesquisa de interesse;
3) Manifestação de interesse e disponibilidade para implementar bolsa de estudos;
4) Contato eletrônico de dois professores que podem emitir um parecer sobre o candidato;
5) Dissertação de mestrado (se disponível).

Encaminhar a documentação para secccpmap@ime.usp.br

As inscrições serão recebidas e avaliadas em fluxo contínuo até 31/Março ou até o preenchimento das vagas.

A seleção seguirá os critérios disponíveis no edital publicado na página do programa (www.ime.usp.br/pos/map).

Concurso Público para Professor Titular – UFRJ

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu Concurso público de Provas e Títulos para provimento efetivo de uma vaga no cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior, conforme EDITAL No 955, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2019.

Área de Concentração: GEOMETRIA DIFERENCIAL.

O sítio eletrônico oficial do concurso é https://concursos.pr4.ufrj.br/, sendo referenciado neste edital como “sítio eletrônico”.

As inscrições poderão ser efetuadas, exclusivamente, via Internet por meio do sítio eletrônico acima, no período compreendido entre as 10 horas do dia 04 de fevereiro e 2020 e as 23 horas e 59 minutos do 26 de março de 2020, considerando-se o horário oficial de Brasília.

Processo de seleção para bolsista de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional (PGMAC) do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção para 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/Capes, junto ao Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional (PGMAC) do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina, conforme critérios estabelecidos neste edital, e de acordo com a Portaria Capes nº 086, de 03 de julho de 2013, disponível em: 
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf

O candidato aprovado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 4.100,00 por um período de até 1 (um) ano, iniciando-se em Março de 2020 e podendo ser prorrogada por até mais 1 (um) ano nos termos deste edital. I. INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no período de 20/01/2020 a 26/02/2020, exclusivamente, via endereço eletrônico pgmac@uel.br. Os requisitos e atribuições dos candidatos deverão estar de acordo com o Art. 5º do Capítulo III da Portaria Capes nº 086 e adequar-se a uma das Linhas de 
Pesquisa do programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional:
• Modelagem Matemática Computacional;
•Modelagem Estatística;
•Equações Diferenciais Parciais;
Maiores informações:
http://www.uel.br/pos/pgmac/arquivos/2020_EDITAL_01_PNPD.pdf

Concurso para Professor efetivo no Departamento de Matemática do IME – USP

Estão abertas de 10.01.2020 à 09.03.2020 as inscrições para o concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), junto ao Departamento de Matemática, com programa base nas disciplinas MAT0111 “Cálculo Diferencial e Integral l”, MAT0121 “Cálculo Diferencial e Integral II” e MATO122 “Algebra Linear l” para a prova didática; MAT0311 “Cálculo Diferencial e Integral V” e MATO222 “Álgebra Linear Il” para a prova escrita.
Os pedidos de inscrição deverão ser feitos exclusivamente, por meio do link no período acima indicado.
Maiores informações: https://www.ime.usp.br/concursos/ ou por e-mail: ataac@ime.usp.br

Concurso para Professor – ICMC USP

Estão abertas as inscrições em dois concursos públicos para o cargo de professor doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os docentes aprovados deverão manter vínculo empregatício exclusivo com a USP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa) e terão salário inicial de R$ 11.069,17.

Uma das vagas é para atuar junto ao Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto, na especialidade inteligência artificial. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/9c815.

Já a outra vaga é vinculada ao Departamento de Matemática (SMA) do ICMC, na área de conhecimento álgebra. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/c0a52.

As inscrições para os dois concursos devem ser realizadas exclusivamente via internet até 17 horas do dia 3 de fevereiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF) por meio do sistema de admissão docente: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Computação – Edital ATAc/ICMC/USP nº 99/2019: icmc.usp.br/e/9c815
Matemática – Edital ATAc/ICMC/USP nº 100/2019: icmc.usp.br/e/c0a52
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373-8163 ou (16) 3373.8109
E-mail: sacadem@icmc.usp.br