Concurso para pesquisador – IMPA

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abriu concurso para preenchimento de uma vaga de pesquisador. As inscrições irão até 31 de outubro.

Será dada preferência a especialistas em Sistemas Dinâmicos, mas a disputa está aberta a profissionais de todos os campos da Matemática. Por incentivar a diversidade em todas as formas, o instituto encoraja a candidatura de pesquisadoras.

Para maiores informações acesse: https://impa.br/page-noticias/impa-abre-concurso-para-contratar-pesquisador/

Inscrições para Pós-Doutorado – UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM – UFRJ) está abrindo inscrições para quatro posições de Pós-Doutorado com Bolsas PNPD/CAPES.

O prazo para o envio das candidaturas é até o dia 25 de agosto de 2018.

A informação em Português e Inglês está nos seguintes links:

http://www.pgmat.im.ufrj.br/index.php/pt-br/destaque/noticias/1129-bolsas-de-pos-doutorado

http://www.pgmat.im.ufrj.br/index.php/en/news

Concurso para professor visitante – IFMG Campus Formiga

Concurso para professor visitante do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga

As inscrições estarão abertas de 07/06/2018 a 18/06/2018 e é necessário título de doutor, no mínimo, há 2 (dois) anos, em Educação ou Educação Matemática, ou Ensino de Ciências e Matemática ou Modelagem Matemática ou Matemática Aplicada, ou no caso de não possuir o título de Doutor, possua comprovada competência em ensino, pesquisa e extensão tecnológicos ou reconhecimento da qualificação profissional pelo mercado de trabalho, atestados pela Comissão de Seleção deste edital.

O salário total para quem for detentor do título de doutor é de R$ 6.200,14.

O edital do concurso está disponível em: https://www.formiga.ifmg.edu.br/concursos

Inscrições abertas para Pós-graduação em Matemática e Informática na PUC-Rio

Matemática – Inscrições até o dia 22/06/2018 – Conceito 7 na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) oferece oito linhas de pesquisa e está com inscrições abertas até o dia 22/06/18. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm.

 

Informática – Inscrições até 08/06/2018 – Conceito 7 na CAPES

O Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), nota máxima em todas as avaliações CAPES desde 2001, está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado até 08/06/18. Pioneiro na pós-graduação no País, sendo o primeiro mestrado do Brasil e um dos primeiros doutorados, o programa oferece as seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/.

Inscrição pra Mestrado e Doutorado no IME-UFRGS -2018/2

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão 2018/2 ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Matemática da UFRGS.

Ao todo são 10 vagas para o mestrado e 9 para o doutorado distribuídas entre as seguintes áreas Álgebra, Geometria Diferencial, Probabilidade e Sistemas Dinâmicos.

O período de inscrições é de 1 a 25 de junho.

Para maiores informações acesse o site: www.mat.ufrgs.br/~ppgmat

Processo Seletivo Doutorado UFSC 2018.2

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso em 2018-2 no curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Matemática Pura e Aplicada da UFSC.

O período de inscrições vai de 16/05/2018 até 29/06/2018.

Para participar do processo de seleção os candidatos deverão apresentar à Secretaria do Programa ou enviar através do e-mail (ppgmtm@contato.ufsc.br) os documentos exigidos no item “C” do Anexo deste Edital, exceto as cartas de recomendação, que deverão ser enviadas assinadas diretamente pelo professor que recomenda (Somente via correio eletrônico para: ppgmtm@contato.ufsc.br).

Todas as informações podem ser obtidas através da nossa página http://ppgmtm.posgrad.ufsc.br/ingresso/

Processo seletivo para mestrado e doutorado na UFRJ – 2018/2

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão 2018/2 ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Matemática da UFRJ.

O período de inscrições é de 16/05 a 06/06.

As informações sobre o Processo encontram-se nos links

http://www.pgmat.im.ufrj.br/index.php/pt-br/

ou

http://www.pgmat.im.ufrj.br/index.php/pt-br/informacoes-academicas/noticias-academicas/1110-processo-seletivo-2018-1-admissao-ao-mestrado-e-doutorado-3

Processo Seletivo – Mestrado em Matemática Aplicada – UNIFESP – São José dos Campos

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus São José dos Campos, está com inscrições abertas até 17/05/18 para o Processo Seletivo para o segundo semestre de 2018 para o curso de Mestrado em Matemática Aplicada.

O edital e formulário de inscrição encontram-se em:
http://www.unifesp.br/campus/sjc/processo-seletivo-posmat/aluno-regular.html

Ao final desta mensagem estão algumas informações importantes sobre nosso programa e a cidade de São José dos Campos.

O programa de Mestrado em Matemática da Unifesp é relativamente jovem e com grande potencial, com a grande maioria de seus professores formados em algumas das melhores universidades do país

Processo Seletivo para Bolsa de Doutorado – INdAM – Itália

O Istituto Nazionale di Alta Matematica “ Francesco Severi” (INdAM) publicou a segunda chamada para o processo seletivo que vai conceder 10 bolsas para o  “Programa de Doutorado INdAM em Matemática e / ou Aplicações Cofundadas por Acções Marie Sklodowska-Curie”

O prazo para envio da apresentação é até 31 de maio de 2018.

Maiores informações no link: https://cofund.altamatematica.it

___________________________________________________________________

The Istituto Nazionale di Alta Matematica “ Francesco Severi” (INdAM) has published the second call for 10 PhD fellowships of the programme “INdAM Doctoral Programme in Mathematics and/or Applications Cofunded by Marie Sklodowska-Curie Actions”, in the framework of the European Horizon 2020 “Marie Sklodowska-Curie Co-funding of Regional, National and International Programmes”. These fellowships offer to researchers from all over the world the opportunity to enter a PhD School in Matehematics and/or applications in Italy.
The deadline for submission of the application is 31 May 2018; the deadline for submission of the degree/diploma which allows to embark in a doctorate in Italy : EU citizens 30 September 2018, non EU citizens 31 May 2018.

For further information, please visit the following link:
Application website:
https://cofund.altamatematica.it
where the complete Call announcement and a Guide for applicants can be downloaded

 

Edital para Contratação de Professor de Matemática – PUCRS

A Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estará recebendo até o dia 30 de Janeiro de 2018 currículos (Modelo Lattes/CNPq) de interessados para o possível exercício, em tempo parcial, de atividades de docência vinculados a cursos de graduação envolvendo a área de Matemática, incluindo Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Álgebra Matricial, Matemática Discreta e Matemática Atuarial.

Solicito que esta Sociedade divulgue esta oportunidade para seus associados.

O Edital encontra-se em anexo ou no link http://www.pucrs.br/ciencias/evento/processo-seletivo-professores/.

Concurso para Professor – Instituto Federal do Sul

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://concursos.ifsul.edu.br/

Período de inscrição: 24/11/2017  ao dia 26/12/2017

Vagas ofertadas para Professor de Matemática:

CIDADE DE CHARQUEADAS – 01 vaga

CIDADE DE JAGUARÃO – 02 vagas

CIDADE DE PELOTAS – 02 vagas

Para maiores informações consulte o Edital: http://concursos.ifsul.edu.br/efetivo/edital-191-2017

Concurso para professor na área de Matemática e Matemática Aplicada – ITA

Concurso para professor adjunto A do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na área de Matemática e Matemática Aplicada com 6 vagas.

Inscrições: de 02 de outubro a 31 de outubro de 2017

Edital pelo site: http://www.ita.br/concurso

ou diretamente no link:

http://www.ita.br/sites/default/files/pages/collection/ITA%20EDITAL%20CONCURSOS%202017%20-%20Vers%C3%A3o%20Final_0.pdf

Abaixo, segue um breve texto sobre o ITA e a cidade de São José dos Campos.
A cidade de São José dos Campos conta com outros importantes centros de pesquisa do país como a UNIFESP, o INPE, o IAE, o IEAv e o CEMADEN. Este rico meio científico propicia excelentes oportunidades de interação com pesquisadores de outras instituições. Os professores do departamento de Matemática do ITA são encorajados a participar dos diversos de programas de pós-graduação da região. Em especial, destacamos o programa de Matemática Aplicada da UNIFESP, o PROFMAT também da UNIFESP, o programa de Pesquisa Operacional da parceria ITA/UNIFESP, o programa de Física do ITA e o de Computação Aplicada do INPE, dentre outros.

Com um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA atrai alunos brilhantes. Muitos destes alunos são medalhistas nacionais e internacionais de Olimpíadas de Matemática, o que colabora para tornar ainda mais um desafio estimulante trabalhar na instituição. O corpo docente da área de Matemática conta com um bom ambiente de trabalho e estrutura favorável. No ITA temos muito apoio da FAPESP, do governo Federal, da prefeitura da cidade, além de uma boa carga didática, o que garante excelentes condições de trabalho.

Para entender a tradição de excelência do ITA, segue um breve resumo sobre suas raízes históricas. Em 1941, foi formado o Ministério da Aeronáutica, cabendo a Casimiro Montenegro Filho a Subdiretoria Técnica da Aeronáutica. Assim, em 1943, Casimiro viajou aos Estados Unidos com a incumbência de trazer um lote de aviões norte-americanos, tendo estendido sua visita para conhecer o MIT – Massachusets Institute of Technology. Casimiro retornou maravilhado com a ideia de criar um Instituto semelhante no Brasil, com o objetivo de formar engenheiros de excelência e desenvolver tecnologia aeronáutica.

Com a ajuda do professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT, Richard Harbert Smith, Casimiro desenvolveu as diretrizes desta nova instituição. Assim, nos anos finais da década de 1940, Casimiro envolveu-se diretamente na construção de seu sonho, na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Até hoje, os laços de parceria do ITA com MIT são muito fortes. Ao redor do ITA formou-se o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), um complexo de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial. Em 1969 foi criada no mesmo campus a empresa EMBRAER, atualmente a terceira maior fabricante mundial de aviões.

A cidade de São José dos Campos tem hoje aproximadamente 650 mil habitantes e conta com infraestrutura e qualidade de vida excelentes, fruto de ser um dos maiores polos industriais e tecnológicos do país. Além disso, a cidade está localizada em uma posição geográfica privilegiada, com fácil acesso às cidades de São Paulo e Campinas, ao sul de Minas, ao litoral norte do estado de São Paulo e a 70 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada – IME – USP

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, campus capital, até o dia 31 de outubro.

As instruções se encontram no link: https://www.ime.usp.br/map/pos/inscricoes.

As áreas de pesquisa são: Análise Numérica, Equações Diferenciais, Física Matemática, Modelagem Matemática, Otimização e Sistemas Dinâmicos.

Além de bolsas CAPES e CNPq, alunos com alto potencial podem ser contemplados com bolsas da Fapesp de Doutorado Direto na área de Sistemas Dinâmicos (Dinâmica e Geometria em Baixas Dimensões), bastando para isto declarar o interesse por tais bolsas no campo “9. Observações” do formulário de inscrição.