Anais

Acompanhando o desenvolvimento da pesquisa matemática no país, existe atualmente um número bastante significativo de eventos, direcionados principalmente a pesquisadores ou profissionais interessados diretamente na pesquisa matemática. Observa-se, no entanto, a necessidade de eventos que contemplem as assimetrias regionais e o envolvimento de alunos de graduação. Nesse cenário, se dá a realização do 4º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste sediado na cidade de Catalão, estado de Goiás.

O evento constará de atividades diversificadas, visando atender um público de professores e estudantes de Matemática. Serão realizados minicursos, conferências, sessões técnicas – apresentação oral de trabalhos de pesquisa nas áreas de Álgebra/Teoria dos Números, Análise, Ensino de Matemática, Geometria, Matemática Aplicada/Matemática Industrial, Otimização, Probabilidade/Estatística e Sistemas Dinâmicos – e a exposições de pôsteres de trabalhos de pesquisas de estudantes de graduação/pós-graduação e professores da região.

O 4º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste tem como resultados esperados a divulgação da Matemática de excelente nível em linguagem acessível para alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores e alunos de escolas da região. O alcance e efeito multiplicador positivo de eventos desta natureza está dentro das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da ciência brasileira e em particular da região Centro-Oeste.

Espera-se que os artigos resultantes dos trabalhos apresentados no 4º Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste,presentes neste caderno de resumos, sejam uma fonte documentada de divulgação da matemática contribuindo para divulgação de todo o conhecimento produzido.