28 de janeiro de 2020

Submissões

A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 23 de março a 6 de julho para Minicursos, Oficinas e Palestras e  de 14 de julho a 27 de agosto de 2021 para Pôsteres, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, conforme o template e em formato.pdf.

Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • T1 – Tecnologia na Matemática – Sessão que enfoca o uso da tecnologia no ensino e na pesquisa em Matemática, ressaltando o conteúdo matemático. Pode prever aulas práticas em laboratório de informática.
  • T2 – Temas Interdisciplinares– Sessão que contempla a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento. Os temas devem ser recentes ou apresentados sob uma nova abordagem
  • T3 – Laboratório de Ensino de Matemática  – Sessão para apresentação de modelos concretos para o ensino da Matemática, enfatizando o conteúdo matemático envolvido na sua construção, utilização e manuseio. Os modelos podem ser apresentados sob a forma de exposição ao longo do evento.
  • T4 – História da Matemática  – Sessão destinada a versar sobre tópicos interessantes da Matemática e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Deve contribuir para a percepção da evolução do pensamento matemático, não se limitando à apresentação de fatos históricos.
  • T5 – Tópicos Especiais de Matemática – Sessão dedicada a tópicos de Matemática que despertam amplo interesse em pelo menos uma das faixas do público alvo. Os tópicos podem ser usuais, desde que apresentados sob uma abordagem nova e interessante. Formato: conferência, minicurso ou oficina.
  • T6 Belos Problemas e Belas Soluções – Sessão voltada a problemas que, tanto pelo enunciado como pela solução, sejam capazes de destacar a beleza da Matemática.

Pôster

O trabalho pôster não terá limites de autores e não haverá limite de submissão de propostas por autor, no entanto somente um dos autores deverá submeter o trabalho.

O certificado será concedido somente aos integrantes presentes e que apresentarem o pôster. Os integrantes que não estiverem presentes serão mencionados no certificado como autores.

O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.

Orientações para apresentação de Pôster

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:

Orientações para formatação:

  • O pôster deverá possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
  • Dimensões máximas: 1m x 1m.
  • O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
  • Sugestão para tamanho das letras:
  • Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
  • Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
  • Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
  • Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.

Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde o autor terá a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.

Observações Importantes:

  • Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
  • Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).

Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.

Para submeter o seu pôster clique aqui.

Minicursos

Aulas de caráter expositivo, em duas possíveis cargas horárias: duração de 4 ou 6 horas, divididas em dois ou três encontros, respectivamente.

Oficinas

Distinguem-se dos minicursos pelo caráter prático (interativo, manipulativo, etc.), com duração de 2 ou 4 horas, divididas em um ou dois encontros, respectivamente. Todo o material necessário deve constar explicitamente da proposta e será providenciado pelo proponente (exceto recursos computacionais; é imprescindível a especificação dos programas ou ambientes a serem utilizados). A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.

Palestras

Exposição de tema que deve se enquadrar em algum dos 6 eixos temáticos com 50 minutos de apresentação.

Submissão

Os minicursos/oficinas/ palestras tratarão de assuntos condizentes com algum dos eixos temáticos propostos pelo evento. O minicurso/oficina/palestra aprovado pela comissão avaliadora poderá ser apresentado em mais de um momento da programação.

Para a submissão de propostas é necessário preencher o template disponibilizado abaixo, no período de 23 de março a 06 de julho de 2021, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no mínimo 5 e  máximo 10 páginas, conforme o template e em formato.pdf.

O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: MC_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf ou OF_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf

Exemplo: MC_T2_Maria_Silva.pdf. / OF_T2_maria_Silva.pdf / PA_T2_maria_Silva.pdf

Para submeter o seu minicurso/oficina clique aqui.