Pôster
Submissão
A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 16 de Outubro até 09 de dezembro de 2018, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, conforme o template e em formato.pdf.
O trabalho pôster deverá conter no máximo 3(três) autores, no entanto, não há limite de submissão de propostas.
O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- T1 – Tópicos Especiais de Matemática – contempla tópicos de Matemática que despertam amplo interesse em pelo menos uma das faixas do público alvo. Os tópicos podem ser usuais, desde que apresentados sob uma abordagem nova e interessante.
- T2 – Belos Problemas e Belas Soluções – destina-se a problemas que, tanto pelo enunciado como pela solução, sejam capazes de destacar a beleza da Matemática.
- T3 – Tecnologia na Matemática – enfoca o uso da tecnologia no ensino e na pesquisa em Matemática, ressaltando o conteúdo matemático.
- T4 – Temas Interdisciplinares – contempla a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento. Os temas devem ser recentes ou apresentados sob uma nova abordagem.
- T5 – Laboratório de Ensino de Matemática – destina-se à apresentação de modelos concretos para o ensino da Matemática, enfatizando o conteúdo matemático envolvido na sua construção, utilização e manuseio.
- T6 – História da Matemática – versa sobre tópicos interessantes da Matemática e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Deve contribuir para a percepção da evolução do pensamento matemático, não se limitando à apresentação de fatos históricos.
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: PO_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: PO_T2_Maria_Silva.pdf.
Orientações apresentação do Pôster
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:
Orientações para formatação:
- O pôster deverá possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.
- Dimensões máximas: 1m x 1m.
- O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.
- Sugestão para tamanho das letras:
- Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)
- Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)
- Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)
- Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.
Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.
Observações Importantes:
- Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.
Para submeter o seu pôster clique aqui.
Minicursos
Aulas de caráter expositivo, em duas possíveis cargas horárias: duração de 4 ou 6 horas-aula, divididas em dois ou três encontros, respectivamente.
Oficinas
Distinguem-se dos minicursos pelo caráter prático (interativo, manipulativo, etc.), com duração de 2 ou 4 horas-aula, divididas em um ou dois encontros, respectivamente. Todo o material necessário deve constar explicitamente da proposta e será providenciado pelo proponente (exceto recursos computacionais; é imprescindível a especificação dos programas ou ambientes a serem utilizados). A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.
Submissão
Os minicursos/oficinas tratarão de assuntos condizentes com algum dos eixos temáticos propostos pelo evento. O minicurso/oficina aprovado pela comissão avaliadora poderá ser apresentado em mais de um momento da programação.
Para a submissão de propostas é necessário preencher o template disponibilizado via sistema de inscrições, no período de 16 de outubro a 09 de dezembro de 2018, mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no mínimo 5 e máximo 10 páginas, conforme o template e em formato.pdf.
O arquivo do resumo deverá ser salvo com o nome: MC_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf ou OF_eixo temático_nome do autor_último sobrenome.pdf
Exemplo: MC_T2_Maria_Silva.pdf. ou OF_T2_maria_Silva.pdf
Clique AQUI para visualizar o modelo do resumo.
Para submeter o seu minicurso/oficina clique aqui.