15 de outubro de 2018

Sobre

O biênio 2017-2018 foi declarado pelo governo brasileiro como o Biênio da Matemática no Brasil. Uma série de eventos foram programados para promover a Matemática no país. Dentre os vários eventos destacamos a Olimpíada Internacional de Matemática, principal olimpíada mundial de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM-2018), o maior evento da área e pela primeira vez realizado no hemisfério sul e vários congressos satélites.

A Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemática foram realizados na cidade do Rio de Janeiro enquanto os congressos satélites foram realizados em várias partes do país.

Outro importante evento que merece destaque é a Bienal de Matemática, um evento tradicional realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática a cada dois anos em alguma cidade brasileira com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática; disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações, fomentando a interação entre os diversos componentes da comunidade matemática brasileira e firmando o papel da SBM como instituição de referência junto a estudantes, professores, coordenadores de cursos de Matemática e outros profissionais de áreas afins.

A IX Bienal encerrará o Biênio da Matemática no Brasil com o propósito de promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática, incluindo, professores do ensino médio e superior; e divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da matemática.

A realização da IX Bienal da SBM contribuirá efetivamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e com as atividades de ensino e pesquisa em Matemática que são desenvolvidas atualmente no país, tanto nos centros consolidados como nos centros emergentes. O alcance e efeito multiplicador positivo de eventos desta natureza são de curto, médio e longo prazo e, portanto, estão dentro das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento da Ciência Brasileira. A Bienal tem efeito imediato na melhoria da qualidade do ensino básico e dos cursos de graduação em Matemática, e é um elemento para definição de parâmetros de políticas para a graduação e pós-graduação no país e um espaço apropriado para divulgação da Matemática para jovens e futuros profissionais na área e áreas afins.

Espera-se que os ricos debates promovidos pelo evento estimulem ainda mais a produção de textos com qualidade, elevando o patamar do ensino e pesquisa da área da Matemática no país.

O público previsto é de 1500 (mil e quinhentos) participantes formados por pesquisadores, professores do ensino básico, médio e superior, estudantes de Matemática e áreas afins.

O estado sede da 9ª Edição da Bienal é o Ceará. O evento será realizado em conjunto com a Universidade Regional do Cariri- URCA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – campus Juazeiro do Norte.

A Universidade Regional do Cariri – URCA é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Crato, contendo outros campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

A URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 9.000 estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Possui oito campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (CRAJUBAR e Pirajá), um no município de Missão Velha, um no município de Campos Sales e um na cidade de Iguatu.

Em Santana do Cariri funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), cuja reitoria é sediada em Fortaleza, instituição criada nos termos da Lei. N º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e de Iguatu, vinculado ao Ministério da Educação, é uma autarquia de natureza jurídica, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFCE é equiparado às universidades federais.

A Universidade Federal do Cariri – UFCA é uma instituição de ensino superior pública federal criada pela Lei 12.826, de 05 de junho de 2013, a partir de um desmembramento do Campus Cariri da Universidade Federal do Ceará. Com natureza jurídica de autarquia, a UFCA é vinculada ao Ministério da Educação e está sediada em Juazeiro do Norte. A universidade é composta por cinco campi, localizados nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó.

A UFCA baseia sua ações em quatro pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo maior promover a inclusão social e o desenvolvimento regional.