Submissão de Textos para Publicação

A submissão de textos para publicação em uma das coleções da SBM deve ser feita por via eletrônica para ceditorial@sbm.org.br. O texto deve ser apresentado em LaTex ou AMSTeX. O autor deve informar para qual coleção da SBM o está submetendo, para qual público se destina e deverá aguardar o parecer.

A SBM tem o compromisso de produzir e distribuir literatura matemática de excelente qualidade praticando preços acessíveis a alunos e professores, e de investir todos os recursos provenientes de sua editora em benefício da comunidade matemática. Por isso é importante ser autor da SBM.

Editor Executivo: Hilário Alencar

Assessor Editorial: Tiago Rocha

Coleção Fronteiras da Matemática

Esta coleção tem por objetivo oferecer textos avançados de qualidade, abordando temas importantes para a formação de alunos de pós-graduação e de pesquisadores, alcançando as fronteiras atuais do conhecimento em todas as áreas da Matemática.

Editor Chefe:

Eduardo Teixeira

Coleção do Professor de Matemática

Esta coleção é organizada de modo o cobrir o material ensinado no Ensino Básico. Ela se caracteriza pela apresentação de uma visão crítica de cada tema e pela aproximação da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e oferecendo sugestões para sua atuação. Há a preocupação de oferecer ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com aplicações.

Comitê Editorial:

Bernardo Lima
Djairo de Figueiredo
José Cuminato
José Espinar
Ronaldo Garcia (Editor – Chefe)
Sílvia Lopes

Coleção PROFMAT

Esta coleção oferece textos didáticos relevantes para a formação do professor da Escola Básica, em todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Em particular, inclui as referências bibliográficas do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Comitê Editorial:

Clóvis Gonzaga
Djaito de Figueiredo
Israel Vainsencher
Manfredo do Carmo (Editor-Chefe)
Marcela Souza (Editora-Adjunta)

Coleção Matemática Aplicada

O uso da Matemática como ferramenta em vários setores da ciência tem sido cada vez mais fundamental. Esta coleção tem como meta difundir e estimular este uso, assim como despertar nos estudantes de outras áreas o gosto pela procura de uma formação matemática mais apurada, ao mesmo tempo em que enfatiza o aspecto aplicado.

Esta coleção é uma parceria da SBM com a SBMAC – Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.

Comitê Editorial:

Cassio Oishi
Elizabeth Karas (Editora- Adjunta)
Francisco Cribari
Joerg Schleicher
Ricardo Rosa
Yuan Jin Yun (Editor-Chefe)

Coleção Iniciação Científica

Esta série de livros dirige-se a jovens estudantes de Matemática e áreas afins, oferecendo material de estudo complementar aos currículos existentes. Os textos caracterizam-se pela concisão (aproximadamente 150 páginas) e pelo conteúdo atraente e desafiador, podendo tratar temas clássicos ou modernos, aspectos teóricos ou aplicados. Os pré-requisitos para leitura devem ser claramente explicitados.

Comitê Editorial: 

Adán Corcho
Carlos Gustavo Moreira
Edmilson Motta (Editor – Adjunto)
Fábio Brochero
Parham Salehyan
Yuri Lima ( Editor- Chefe)

Textos Universitários da SBM

Esta coleção tem por objetivo primordial oferecer textos que definam na literatura matemática padrões de qualidade apropriados para a formação matemática no nível universitário e de pós-graduação. Atenção especial é dada às matérias dos primeiros anos de universidade tais como Cálculo (inclusive a nível de pré-cálculo), Geometria Analítica (e Álgebra Linear) com textos na forma de exercícios propostos e resolvidos precedidos de breves resumos da teoria.

Comitê Editorial:

Bernardo Lima
Djairo de Figueiredo
José Cuminato
José Espinar
Ronaldo Garcia (Editor – Chefe)
Sílvia Lopes

Coleção Olimpíadas de Matemática

Esta série de livros tem por objetivo principal oferecer, a alunos de ensino básico, universitários e professores, textos voltados à preparação para competições de Matemática. Estes devem, por um lado, trazer conteúdos atraentes e desafiadores, apresentados em linguagem clara e precisa; por outro, devem constituir-se em leitura agradável, que leve o leitor a descobertas surpreendentes. Sugere-se fortemente que os temas discutidos em cada volume sejam seguidos de vários exemplos, assim como os problemas oferecidos ao leitor tragam uma ou mais soluções detalhadas.

Comitê Editorial: 

Adán Corcho
Carlos Gustavo Moreira
Edmilson Motta (Editor – Adjunto)
Fábio Brochero
Parham Salehyan
Yuri Lima ( Editor- Chefe)

Coleção Matemática para o Ensino

Desde o trabalho pioneiro de Felix Klein, a falta de conexão entre a matemática ensinada nos cursos de formação de professores e a prática de sala de aula tem sido amplamente questionada. Esta coleção visa contribuir para diminuir essa ruptura, oferecendo ao professor uma abordagem cuidadosa, ampla e profunda da matemática escolar, com destaque para as conexões entre a Matemática como ciência e prática de sala de aula da educação básica.

Editor Chefe:

Antônio Cardoso Amaral

Coleção História da Matemática

Esta coleção visa oferecer à comunidade brasileira uma perspectiva dinâmica do avanço da Matemática ao longo dos tempos, com foco na gênese e consolidação de seus conceitos. Nele têm grandes clássicos, que ajudaram a moldar a forma como áreas da Matemática se constituíram, relatos de episódios importantes desse avanço e análises acadêmicas do desenvolvimento da Matemática e de suas interações com outras áreas do pensamento.

Comitê Editorial:

Carlos Henrique Barbosa Gonçalves
Claudio Possani
Gert Felix Schubring
João Pitombeira (Editor – Chefe)
Viviane Oliveira (Editora – Adjunta)