Frente parlamentar realiza solenidade de abertura do Biênio da Matemática

A Frente Parlamentar Mista da Educação e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) promovem na quarta-feira (14), às 9 horas, a solenidade de abertura do Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa. O evento ocorrerá na Câmara dos Deputados, em plenário a ser definido.

O biênio entrou no calendário oficial brasileiro (Lei 13.358/16) por iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização no País da Olimpíada Internacional de Matemática, em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018.

“É a primeira vez, em 110 anos, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na disciplina, celebrou em 2014 a conquista do Medal Fields, mais importante prêmio da matemática mundial”, afirma Canziani, que é presidente da Frente da Educação.

Gomes de Sousa
A homenagem a Gomes de Sousa no título do biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), pioneiro no estudo da matemática no Brasil

Fonte: CONEWS com Agência Câmara

Link: http://www.conews.com.br/2016/12/07/frente-parlamentar-realiza-solenidade-de-abertura-do-bienio-da-matematica/