Carta da Sociedade Portuguesa de Matemática sobre o falecimento do Prof. Elon Lages Lima

À Direção do IMPA

À Direção da Sociedade Brasileira de Matemática

Os signatários, presidentes e ex-presidentes da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), desejam por este meio transmitir-vos, e por vosso intermédio à família, aos colegas, alunos e ex-alunos do distinto professor e aos matemáticos em geral, as nossas sentidas condolências pelo falecimento do prof. Elon Lages Lima.

O trabalho e o exemplo do professor Elon lages Lima tiveram uma profunda repercussão no nosso país. As suas obras didáticas de matemática avançada permitiram, como poucos matemáticos conseguiram, a criação de uma literatura matemática em português, com rigor tanto conceitual como no uso – e mesmo na criação de novos termos – de nossa lingua comum. o seu Curso de Análise foi uma importante referência em Portugal para gerações de estudantes. Suas reflexões foram um importante elemento do nosso debate sobre o ensino da matemática.

Para os que tiveram o privilégio de o conhecer, Elon Lages Lima foi um exemplo inspirador.
Mas deixou, para todos nós, os frutos da sua generosa colaboração. Elon Lages Lima cooperou com a Sociedade Protuguesa de Matemática e com os matemáticos portugueses em variados momentos. Tivemos a honra de o acolher em diversas ocasiões e o prazer de sua colaboraçãoem eventos e cursos. A SPM orgulha-se de ter publicado alguns de seus trabalhos, tal como o Matemática e Ensino.

Elon Lages Lima deixou-nos o seu exemplo e o seu trabalho.

Saudações matemáticas,

Ana Bela Cruzeiro (presidente da SPM 2000 – 2004)

Nuno Crato (presidente da SPM 2004-2010)

Miguel Abreu (presidente da SPM 2010-2014)

Fernando Pestana da Costa (presidente da SPM 2014-2016)

Jorge Buescu (presidente da SPM desde 2016)

Link para acessar o documento original: Carta SPM