Apresentação

Prazo de submissões prorrogado para 30 de novembro

A pesquisa com foco na análise e no desenvolvimento de livros didáticos (em formato convencional, ou em mídias digitais) ganhou recentemente grande destaque no cenário internacional da pesquisa em educação matemática. Esse destaque se reflete, por exemplo na International Conference on School Mathematics Textbooks – ICSMT (Conferência Internacional em Livros Didáticos Escolares de Matemática), em Shanghai, em 2011, e na edição especial da revista ZDM (volume 45, número 5, setembro de 2013), sobre pesquisa em livros didáticos em educação matemática.

Também refletindo essa tendência, a primeira International Conference on Mathematics Textbook Research and Development (ICMT-2014) teve lugar na University of Southampton (UK), de 29 a 31 de julho de 2014.

Cerca de 180 participantes, de 30 países diferentes, frequentaram a ICMT-2014. Os anais da ICMT-2014 estão disponíveis em http://eprints.soton.ac.uk/374809/. Visite também o website oficial da ICMT-2014 em: http://blog.soton.ac.uk/icmtrd2014/.

Anunciamos com prazer a II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development / II Conferência Internacional em Pesquisa e Desenvolvimento de Livros didáticos de Matemática (ICMT2), a se realizar de 7 a 11 de maio de 2017, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.

A ICMT2 é organizada em conjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A conferência tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

A ICMT2 contará com diversas atividades, incluindo palestras plenárias, simpósios, oficinas, apresentações orais, pôsteres, além de atividades especiais dirigidas a professores. As contribuições aceitas e apresentadas serão publicadas em anais posteriormente à Conferência, após um processo de revisão por pares.