PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

O arquivo com a programação diária pode ser obtido aqui.

DOMINGO – 23 DE ABRIL

HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE
8:00 – 12:00 Stand de Credenciamento Credenciamento
09:00 – 17:30 Sala pequena na ala marrom Exposição Matemática e Jogos ao redor do mundo
09:00 – 11:00 Sala de Aula 1 Minicurso: UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA
Sala de Aula 2 Minicurso: SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI – SGF: ASPECTOS MATEMÁTICOS EVOLUTIVOS DE UM MODELO
Palco do teatro Minicurso: MATEMÁTICA, LÓGICA E LITERATURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS HISTÓRIAS DE ALICE
Plateia do teatro Minicurso: ATIVIDADES SOBRE DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO
11:00 – 12:00 Plateia do teatro Mesa Redonda: A MATEMÁTICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC): CONCEPÇÃO E DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO.
14:00 – 15:00 Plateia do teatro Plenária: Bilhares em polígonos regulares – ARTUR AVILA (IMPA – CNRS)
15:00 – 16:00 Plateia do teatro Plenária:  Engarrafamentos nas grandes cidades: o preço da anarquia – ETIENNE GHYS (ENS-Lyon – IMPA)
16:00 – 16:30 Plateia do teatro Cerimônia de Abertura

SEGUNDA – 24 DE ABRIL

HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE
09:00 17:30 Sala pequena na ala marrom Exposição Matemática e Jogos ao redor do mundo
09:00 17:30 Entrada da Biblioteca Exposição de modelos do laboratório de ensino de matemática e estatística da UFBA
 08:30 – 10:20 Biblioteca Minicurso: O CENTRO DE MASSA EM GEOMETRIAS
Palco do teatro Minicurso: APLICAÇÕES DO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Plateia do teatro Minicurso: ATIVIDADES SOBRE DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO
Sala de Aula 1 Minicurso: UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA
Sala de Aula 2 Minicurso: SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI – SGF: ASPECTOS MATEMÁTICOS EVOLUTIVOS DE UM MODELO
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO COM GEOGEBRA: HISTOGRAMA E BOX-PLOT
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: ESTUDANDO PROBLEMAS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM O GEOGEBRA PARA CELULARES E TABLETS
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”
Oficina 4 (Ala Marrom) Oficina: O COMPASSO GEOMÉTRICO E MILITAR DE GALILEO GALILEI: UM ÁBACO, UMA RÉGUA DE CALCULAR
10:30 – 11:00 Pilotis Exposição de Posters
Auditório da Coordenação Comunicação: ABSTRAÇÃO – UM CAMINHO POSSÍVEL PARA ENTENDER MATEMÁTICA
Biblioteca Comunicação: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS EMPREGADOS PELOS EGÍPCIOS PARA A QUADRATURA DO CÍRCULO
Sala de Aula 1 Comunicação: FRAÇÕES EQUIVALENTES: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DE UM JOGO COM REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS
Sala de Aula 2 Comunicação: HABILIDADES NATURAIS DE ARGUMENTAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
11:00 – 12:00 Plateia do teatro Mesa Redonda: BIÊNIO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ÁREA DE MATEMÁTICA.
13:00 – 15:00 Auditório da Coordenação Minicurso: TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL
Biblioteca Minicurso: CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA
Palco do teatro Minicurso: TRABALHANDO CONCEITOS DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE JOGOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Plateia do teatro Minicurso: BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET
Sala de Aula 1 Minicurso: CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA
Sala de Aula 2 Minicurso: O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: A REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO O MODELO DE BARRAS
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: MATERIAL CONCRETO, MATRIZES E GEOMETRIA PARA ENSINO MÉDIO
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ATIVIDADES DO “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”
Oficina 4 (Ala Marrom) Oficina: MATEMÁTICA EM TODA PARTE: UM PROJETO DE POPULARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PELA TV
15:00 – 15:30 Pilotis Exposição de Posters
15:30 – 16:30 Auditório da Coordenação Palestra: OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA UMA ABORDAGEM DINÂMICA DO ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Biblioteca Palestra: O PROJETO “LIVRO ABERTO DE MATEMATICA”
Palco do teatro Palestra: O PENSAMENTO MATEMÁTICO NA ESCOLA BÁSICA
Plateia do teatro Palestra: UMA INCRÍVEL EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA UNIVERSAL: O PODER DO CÁLCULO PARA ALUNOS INICIANTES
Sala de Aula 1 Palestra: FUNÇÕES TRANSCENDENTES: SOBRE OS PROBLEMAS DE KURT MAHLER
16:30 – 17:30 Plateia do teatro Plenária: Pilot-wave hydrodynamics – JOHN W. M. BUSH (MIT)

TERÇA – 25 DE ABRIL

HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE
09:00 17:30 Sala pequena na ala marrom Exposição Matemática e Jogos ao redor do mundo
  Auditório da Coordenação Minicurso: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS UNIDIMENSIONAIS
  Biblioteca Minicurso: O CENTRO DE MASSA EM GEOMETRIAS
08:30 – 10:30 Palco do teatro Minicurso: APLICAÇÕES DO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Plateia do teatro Minicurso: ASPECTOS DE TEORIA DA DECISÃO E PROBABILIDADE SUBJETIVA PARA O ENSINO BÁSICO
Sala de Aula 1 Minicurso: O PROBLEMA DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO
Sala de Aula 2 Minicurso: O BIT QUÂNTICO: A MATEMÁTICA NECESSÁRIA PARA DESCREVER O SISTEMA QUÂNTICO MAIS SIMPLES QUE EXISTE
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: PROPORCIONALIDADE – CONCEITO INTEGRADOR DA MATEMÁTICA EM NÍVEL DO ENSINO BÁSICO
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA HIPERBÓLICA
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: QUE CURVAS SÃO ESSAS: ELIPSE, HIPÉRBOLE E PARÁBOLA?
Oficina 4 (Ala Marrom) Oficina: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS
10:30 – 11:00 Pilotis Exposição de Posters
Auditório da Coordenação Relato de Experiência: JOGOS MATEMÁTICOS
Biblioteca Relato de Experiência: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Palco do teatro Relato de Experiência: O LEM E A ABORDAGEM LÚDICA DE GEOMETRIA ESPACIAL
11:00 – 12:00 Plateia do teatro Mesa Redonda: MATEMÁTICA NA INDUSTRIA –  A ATUAÇÃO PROFISSIONAL FORA DO MUNDO ACADÊMICO.
13:00 – 15:00 Auditório da Coordenação Minicurso: TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL
Biblioteca Minicurso: CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA
Palco do teatro Minicurso: TRABALHANDO CONCEITOS DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE JOGOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Plateia do teatro Minicurso: BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET
Sala de Aula 1 Minicurso: CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA
Sala de Aula 2 Minicurso: O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: EXPLORANDO PROBLEMAS E TEOREMAS GEOMÉTRICOS CLÁSSICOS
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: AMPLIANDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO COM A LENTE DO GEOGEBRA: CONSTRUÇÕES E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DA OBMEP
Oficina 4 (Ala Marrom) Oficina: O ENSINO DE VETORES NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES DO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA
15:00 – 15:30 Pilotis Exposição de Posters
15:30 – 16:30 Auditório da Coordenação Palestra: ÁREA, PERÍMETRO E PERÍMETRO FRACTAL DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
Biblioteca Palestra: MATEMÁTICA E TIPOGRAFIA: DESIGN DE FONTES DO ALFABETO
Palco do teatro Palestra: EXPLORANDO COM MATERIAIS CONCRETOS PERÍMETROS E ÁREAS DE POLÍGONOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS
Plateia do teatro Palestra: TODO DIA É DIA DE VER MATEMÁTICA COM ARTE
Sala de Aula 1 Palestra: CIRCULOS DE FAREY, LADRILHAMENTOS E FRAÇÕES DIVERTIDAS
16:30 – 17:30 Plateia do teatro Plenária: Matemática e o homem vitruviano – MICHEL SPIRA (UFMG)

QUARTA – 26 DE ABRIL

HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE
09:00 17:30 Sala pequena na ala marrom Exposição Matemática e Jogos ao redor do mundo
08:30 – 10:30 Auditório da Coordenação Minicurso: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS UNIDIMENSIONAIS
Biblioteca Minicurso: UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA
Palco do teatro Minicurso: ASPECTOS DE TEORIA DA DECISÃO E PROBABILIDADE SUBJETIVA PARA O ENSINO BÁSICO
Plateia do teatro Minicurso: MATEMÁTICA, LÓGICA E LITERATURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS HISTÓRIAS DE ALICE
Sala de Aula 1 Minicurso: O PROBLEMA DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO
Sala de Aula 2 Minicurso: O BIT QUÂNTICO: A MATEMÁTICA NECESSÁRIA PARA DESCREVER O SISTEMA QUÂNTICO MAIS SIMPLES QUE EXISTE
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: PROPORCIONALIDADE – CONCEITO INTEGRADOR DA MATEMÁTICA EM NÍVEL DO ENSINO BÁSICO
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA HIPERBÓLICA
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: QUE CURVAS SÃO ESSAS: ELIPSE, HIPÉRBOLE E PARÁBOLA?
Oficina 4 (Ala Marrom) Oficina: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS
10:30 – 11:00 Pilotis Exposição de Posters
11:00 – 12:00 Plateia do teatro Mesa Redonda: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA INOVAR E PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO.
12:00 – 13:00 Plateia do teatro Sessão de Cinema: HANS ROSLING – O PRAZER DA ESTATÍSTICA (BBC).
13:00 – 15:00 Auditório da Coordenação Minicurso: TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL
Biblioteca Minicurso: CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA
Plateia do teatro Minicurso: BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET
Sala de Aula 1 Minicurso: CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA
Sala de Aula 2 Minicurso: O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA
Oficina 1 (Ala Marrom) Oficina: EXPLORANDO PROBLEMAS E TEOREMAS GEOMÉTRICOS CLÁSSICOS
Oficina 2 (Ala Marrom) Oficina: FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”
Oficina 3 (Ala Marrom) Oficina: DEPENDÊNCIA FUNCIONAL ENTRE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS
15:00 – 15:30 Pilotis Exposição de Posters
15:30 – 16:30 Auditório da Coordenação Palestra: OFICINA DE ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Biblioteca Palestra: USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDATICO PARA COMPREENSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Plateia do teatro Palestra: LUZ, CAMERA, MATRIZES
Sala de Aula 1 Palestra: O GRAFO DE PETERSEN
16:30 – 17:30 Plateia do teatro Plenária: A corrente que levita e todas as outras coisas que não sabemos. – ROGERIO MARTINS (Universidade Nova de Lisboa)