Horários

PLENÁRIAS

23/04/2017

14:00 h

Título: Bilhares em Polígonos Regulares

ARTUR AVILA (IMPA – CNRS)

23/04/2017

15:00 h

Título: Engarrafamentos nas grandes cidades: o preço da anarquia

ETIENNE GHYS (ENS-Lyon – IMPA)

24/04/2017

16:30 h

Título: Pilot-wave hydrodynamics

JOHN W. M. BUSH (MIT)

25/04/2017

16:30 h

Título: Matemática e o homem vitruviano.

MICHEL SPIRA (UFMG)

26/04/2017

16:30 h

Título: A corrente que levita e todas as outras coisas que não sabemos.

ROGERIO MARTINS (Universidade Nova de Lisboa)

MESAS REDONDAS

23/04/2017

11:00 h

A MATEMÁTICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC): CONCEPÇÃO E DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO.
24/04/2017

11:00 h

BIÊNIO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ÁREA DE MATEMÁTICA
25/04/2017

11:00 h

MATEMÁTICA NA INDUSTRIA –  A ATUAÇÃO PROFISSIONAL FORA DO MUNDO ACADÊMICO.
26/04/2017

11:00 h

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA INOVAR E PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO.

SESSÃO DE CINEMA

26/04

12:00 – 13:00 HANS ROSLING – O PRAZER DA ESTATÍSTICA (BBC)

PALESTRAS

24/04

15:30 – 16:20 FUNÇÕES TRANSCENDENTES: SOBRE OS PROBLEMAS DE KURT MAHLER

OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA UMA ABORDAGEM DINÂMICA DO ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O PENSAMENTO MATEMÁTICO NA ESCOLA BÁSICA

O PROJETO “LIVRO ABERTO DE MATEMATICA”

UMA INCRÍVEL EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA UNIVERSAL: O PODER DO CÁLCULO PARA ALUNOS INICIANTES

25/04

15:30 – 16:20 ÁREA, PERÍMETRO E PERÍMETRO FRACTAL DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

CIRCULOS DE FAREY, LADRILHAMENTOS E FRAÇÕES DIVERTIDAS

EXPLORANDO COM MATERIAIS CONCRETOS PERÍMETROS E ÁREAS DE POLÍGONOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS

MATEMÁTICA E TIPOGRAFIA: DESIGN DE FONTES DO ALFABETO

TODO DIA É DIA DE VER MATEMÁTICA COM ARTE

26/04

15:30 – 16:20 LUZ, CAMERA, MATRIZES

OFICINA DE ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

O GRAFO DE PETERSEN

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDATICO PARA COMPREENSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

COMUNICAÇÕES

24/04

10:30 – 10:50 ABSTRAÇÃO – UM CAMINHO POSSÍVEL PARA ENTENDER MATEMÁTICA

FRAÇÕES EQUIVALENTES: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DE UM JOGO COM REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS

HABILIDADES NATURAIS DE ARGUMENTAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS EMPREGADOS PELOS EGÍPCIOS PARA A QUADRATURA DO CÍRCULO

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

25/04

10:30 – 10:50 JOGOS MATEMÁTICOS

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

O LEM E A ABORDAGEM LÚDICA DE GEOMETRIA ESPACIAL

MINICURSOS

23/04 

9:00 – 10:50 ATIVIDADES SOBRE DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO

MATEMÁTICA, LÓGICA E LITERATURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS HISTÓRIAS DE ALICE

UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI – SGF: ASPECTOS MATEMÁTICOS EVOLUTIVOS DE UM MODELO

24/04 

8:30 – 10:20 APLICAÇÕES DO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

ATIVIDADES SOBRE DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO

O CENTRO DE MASSA EM GEOMETRIAS

UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI – SGF: ASPECTOS MATEMÁTICOS EVOLUTIVOS DE UM MODELO

13:00 – 14:50 BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET

CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA

CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA

O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA

TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL

TRABALHANDO CONCEITOS DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE JOGOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

25/04

8:30 – 10:20 ASPECTOS DE TEORIA DA DECISÃO E PROBABILIDADE SUBJETIVA PARA O ENSINO BÁSICO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS UNIDIMENSIONAIS

APLICAÇÕES DO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

O BIT QUÂNTICO: A MATEMÁTICA NECESSÁRIA PARA DESCREVER O SISTEMA QUÂNTICO MAIS SIMPLES QUE EXISTE

O CENTRO DE MASSA EM GEOMETRIAS

O PROBLEMA DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO

13:00 – 14:50 BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET

CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA

CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA

O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA

TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL

TRABALHANDO CONCEITOS DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE JOGOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

26/04

8:30 – 10:20 ASPECTOS DE TEORIA DA DECISÃO E PROBABILIDADE SUBJETIVA PARA O ENSINO BÁSICO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS UNIDIMENSIONAIS

MATEMÁTICA, LÓGICA E LITERATURA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS HISTÓRIAS DE ALICE

O BIT QUÂNTICO: A MATEMÁTICA NECESSÁRIA PARA DESCREVER O SISTEMA QUÂNTICO MAIS SIMPLES QUE EXISTE

O PROBLEMA DA TRISSECÇÃO DO ÂNGULO

UMA MISCELÂNEA DE APLICAÇÕES DE ULTRAFILTROS EM MATEMÁTICA

13:00 – 14:50 BELOS PROBLEMAS: INDUÇÃO E PRINCÍPIO DAS GAVETAS DE DIRICHLET

CRIPTOGRAFIA COM CURVA ELÍPTICA

CURVAS CÔNICAS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA

O TEOREMA DOS QUATRO VÉRTICES E SUA RECÍPROCA

TEORIA DOS NÚMEROS TRANSCENDENTES: DO TEOREMA DE LIOUVILLE `A CONJECTURA DE SCHANUEL

OFICINAS

24/04

8:30 – 10:20 ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO COM GEOGEBRA: HISTOGRAMA E BOX-PLOT

ESTUDANDO PROBLEMAS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM O GEOGEBRA PARA CELULARES E TABLETS

ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”

O COMPASSO GEOMÉTRICO E MILITAR DE GALILEO GALILEI: UM ÁBACO, UMA RÉGUA DE CALCULAR

13:00 – 14:50 A REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPLORANDO O MODELO DE BARRAS

MATERIAL CONCRETO, MATRIZES E GEOMETRIA PARA ENSINO MÉDIO

O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ATIVIDADES DO “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”

MATEMÁTICA EM TODA PARTE: UM PROJETO DE POPULARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PELA TV

25/04

8:30 – 10:20 PROPORCIONALIDADE – CONCEITO INTEGRADOR DA MATEMÁTICA EM NÍVEL DO ENSINO BÁSICO

RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA HIPERBÓLICA

QUE CURVAS SÃO ESSAS: ELIPSE, HIPÉRBOLE E PARÁBOLA?

UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS

13:00 – 14:50 EXPLORANDO PROBLEMAS E TEOREMAS GEOMÉTRICOS CLÁSSICOS

AMPLIANDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO COM A LENTE DO GEOGEBRA: CONSTRUÇÕES E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DA OBMEP

FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”

O ENSINO DE VETORES NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES DO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA

26/04

8:30 – 10:20 PROPORCIONALIDADE – CONCEITO INTEGRADOR DA MATEMÁTICA EM NÍVEL DO ENSINO BÁSICO

RÉGUA E COMPASSO NA GEOMETRIA HIPERBÓLICA

QUE CURVAS SÃO ESSAS: ELIPSE, HIPÉRBOLE E PARÁBOLA?

UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS

13:00 – 14:50 EXPLORANDO PROBLEMAS E TEOREMAS GEOMÉTRICOS CLÁSSICOS

FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O “LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA”

DEPENDÊNCIA FUNCIONAL ENTRE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS

POSTERS

24/04/2017 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA APRENDIZAGEM E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES POR MEIO DE MODELOS MATEMÁTICOS (CANCELADO)

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAS CONCRETOS NO RECONHECIMENTO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE UM CENÁRIO INVESTIGATIVO

APLICAÇÃO DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON NO PROCESSO DE ARREFECIMENTO DE UMA XÍCARA DE CAFÉ

APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DA BALSA DE MIRITI

AS PERMUTAÇÕES CAÓTICAS RESPONDEM: QUAL A PROBABILIDADE DA BRINCADEIRA DE AMIGO OCULTO DAR CERTO

CALCULADORAS DESENVOLVIDAS NO APP INVENTOR 2 PARA O ESTUDO DO CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

COMPASSO TRANSFERIDOR ELETRÔNICO INTEGRADO: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO A SERVIÇO DA MATEMÁTICA

CONJECTURA DE ZARRIN

CURVAS E SUPERFÍCIES NO ESPAÇO DE MINKOWSKIDEMONSTRAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE BASES DADO UM ESPAÇO VETORIAL

DINAMETRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA DE FORMA PRÁTICA E DINAMICA

DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS NA GEOMETRIA ESFÉRICA

EFICIENCIA E MODELO MATEMÁTICO DO TRATAMENTO DE ELFUENTES DE UMA INDÚSTRIA FRIGORIFICA DE AVES

ESTUDO DE PARADOXOS LÓGICOS PARA ENSINO DE TEORIA DOS CONJUNTOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL EM E.D.O: USANDO MÉTODO DE LAGRANGE E INTERFACE ARDUINO PARA COLETA DE DADOS

MATEMÁTICA DIVERTIDA: UMA NOVA VISÃO DA MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS

MATEMÁTICA RECREATIVA NO ÂMBITO DO PIBID UFF

MODELANDO O MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO: EXPLORANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

O ENSINO LÚDICO DE MATRIZES COM A CRIPTOGRAFIA

O ESTUDO DE MATRIZES ATRAVÉS DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

O LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: USO DO JOGO “BINGO MATEMÁTICO” COMO FACILITADOR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS E NO ENSINO DE RADICIAÇÃO E POTENCIAÇÃO.

PIBID/MATEMÁTICA – CONSTRUINDO CARTÕES FRACTAIS TRIDIMENSIONAIS

PIBID: BUSCANDO METODOLOGIAS EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO QUEBRA CABEÇA COM PALITOS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E GEOMETRIA PLANA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU

25/04/2017 APRESENTAÇÕES DE GRUPOS E PROPRIEDADES DO GRUPO DIEDRAL INFINITO

DESMISTIFICANDO A MATEMÁTICA: ATIVIDADES JUNTO AO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DA UNESP-SJRP

ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR MATERIAIS MANIPULÁVEIS: ATO CONSCIENTE E INTENCIONAL DO PROFESSOR

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTE VISUAL: UMA PROPOSTA DE SUCESSO NO APRENDIZADO DE INTERVALOS REAIS.

ESTUDO DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA USANDO O MULTIPLANO

HQS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

JOGO DOS PONTINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA

JOGOS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE

LABIRINTO GEOMÉTRICO: UM JOGO PRODUZIDO NO SCRATCH PARA O RECONHECIMENTO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM ADQUIRIDA NA PRÁTICA

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO

MATEMÁTICA DE FORMA DIVERTIDA COM AUXÍLIO DE ROBÓTICA LEGO

MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA: UMA AÇÃO DO PROJETO PIBID MATEMÁTICA

MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: O PROCESSO DE REELABORAÇÃO DA PLANTA DA CASA DAS ONZE JANELAS

MODELANDO O MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO: TRANSFORMANDO A PLANTA BAIXA ORIGINAL PARA A PLANTA DA MAQUETE

O NÚMERO DE OURO E A DIVINA PROPORÇÃO

O PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA

O TEOREMA DE TALES: ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES

O USO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA A ANÁLISE DE UM SISTEMA DE VIBRAÇÃO APLICADAS À SUSPENSÃO DE UM AUTOMÓVEL COM DOIS GRAUS DE LIBERDADE

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

O USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DOS INSTRUMENTOS, E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

PIBID MATEMÁTICA E O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

PIBID/MATEMÁTICA: A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE DO ORIGAMI

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE JOGOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS E FRACTAIS, TAPETE DE SIERPINSKI E CURVA DO FLOCO DE NEVE DE KOCH

TRANSFORMADA DE FOURIER APLICADA À EQUAÇÃO DO CALOR

UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA E COMBINATÓRIA DO POLINÔMIO DE GAUSS

26/04/2017 A EFICÁCIA DO PROJETO PRÉ-IFPI PARA ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PIBID DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA-IFPI- CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO 2O E 3O ANO DO ENSINO MÉDIO

A MATEMÁTICA ABORDANDO A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO SOBRE OS ÓBITOS DOS ESCRAVOS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉC. XIX: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

APLICAÇÕES DE NÚMEROS COMPLEXOS EM GEOMETRIA PLANA

AS BARRAS DE NAPIER – A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA COM DUAS METODOLOGIA DISTINTAS

ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MEDIO: UTILIZAÇÃO DE MODELOS CONCRETOS

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA DESCONSTRUIR O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE RECURSOS FINANCEIROS

INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO DA EDUCAÇÃO REGULAR

PÔQUER – UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA

PROJEÇÕES ORTOGONAIS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA

RELATO INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE MATEMÁTICA E ASTRONOMIA

RELATOS DE EXPERIENCIA DO PIBID: O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDO DE FRAÇÕES DO 6º ANO DA ESCOLA MONSENHOR LINDOLFO UCHOA DE FLORIANO-PI

ROBOMAT: CONSTRUINDO UM CARRO DE CONTROLE REMOTO

ROBÓTICA EDUCACIONAL E A POSSIBILIDADE EDUCATIVA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

TECNOLOGIAS APLICADAS A MATEMÁTICA: AS MÍDIAS DIGITAIS E A EAD CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TRILHA HUMANA: MODELO CONCRETO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS

UM ESTUDO DO PARABOLOIDE HIPERBÓLICO NO GEOGEBRA

UM ESTUDO SOBRE FRAÇÕES CONTÍNUAS

UM GIBI PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

UM OLHAR SOBRE OS QUADRILÁTEROS BICÊNTRICOS

UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS NA OLIMPÍADA PESSOENSE DE MATEMÁTICA

UMA EXTENSÃO PARA O COEFICIENTE BINOMIAL: O COEFICIENTE TRINOMIAL

USO DE ALGORITMO NO SOFTWARE LIVRE PARA O ENTENDIMENTO DE ANALISE COMBINATÓRIA

UTILIZAÇÃO DE MODELOS CONCRETOS PARA ENTENDER OS CONCEITOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

VERSÕES INFINITAS DO PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS