Eixos Temáticos

Estão previstas atividades no formato de conferências, mini-cursos, oficinas, mesas redondas, exibição de filmes, exposições de pôsteres e de laboratórios de ensino de Matemática. De modo geral, as atividades estarão inseridas em uma das sessões descritas a seguir:

 

Tópicos Especiais de Matemática – Sessão dedicada a tópicos de Matemática que despertam amplo interesse em pelo menos uma das faixas do público alvo. Os tópicos podem ser usuais, desde que apresentados sob uma abordagem nova e interessante. Formato: conferência, mini-curso ou oficina.

 

Belos Problemas e Belas Soluções – Sessão voltada a problemas que, tanto pelo enunciado como pela solução, sejam capazes de destacar a beleza da Matemática.

Formato: Conferência ou mini-curso.

 

Tecnologia na Matemática – Sessão que enfoca o uso da tecnologia no ensino e na pesquisa em Matemática, ressaltando o conteúdo matemático. Pode prever aulas práticas em laboratório de informática.

Formato: Conferência, mini-curso ou oficina.

 

Temas Interdisciplinares – Sessão que contempla a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento. Os temas devem ser recentes ou apresentados sob uma nova abordagem.

Formato: Conferência ou mini-curso.

 

Laboratório de Ensino de Matemática – Sessão para apresentação de modelos concretos para o ensino da Matemática, enfatizando o conteúdo matemático envolvido na sua construção, utilização e manuseio. Os modelos podem ser apresentados sob a forma de exposição ao longo do evento.

Formato: Exposição ou oficina.

 

História da Matemática – Sessão destinada a versar sobre tópicos interessantes da Matemática e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Deve contribuir para a percepção da evolução do pensamento matemático, não se limitando à apresentação de fatos históricos.

Formato: Conferência, minicurso ou oficina.

 

Sessão de Cinema – Serão expostos e discutidos vídeos, filmes e documentários com apelo e conteúdo matemático. Cada apresentação será precedida de uma discussão no formato de mesa redonda por convidados.

Formato: apresentação de vídeos precedido de mesas redondas.

 

Pôsteres – Sessão dedicada à exposição de trabalhos de Matemática desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica, PET ou em outras atividades semelhantes.

Formato: Exposição de pôster.

 

 

Exposição Escolar – Exposição permanente de trabalhos realizados por alunos da rede de ensino básico. Cada escola participante terá um espaço (stand identificado) destinado à apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos sob a orientação do professor da escola responsável. Estimativa de participação de 50 escolas.

Formato: Exposição de pôster e materiais produzidos em stands.