Plenárias e Palestras

PALESTRAS PLENÁRIAS

ETIENNE GHYS (ENS-Lyon – IMPA)

Título: Engarrafamentos nas grandes cidades : o preço da anarquia.
 
Resumo :
As vezes, o trânsito nas grandes cidades tem um comportamento muito estranho. 
Por exemplo, o fato de interditar uma rua pode melhorar a situação global. 
Eu queria descrever alguns paradoxos e alguns teoremas recentes tentando entender o comportamento anárquico dos motoristas.
Infelizmente, estes teoremas não podem ser usados para melhorar o trânsito caótico do Rio
JOHN W. M. BUSH (MIT)
Título:  Pilot-wave hydrodynamics
Resumo:
A decade ago, Yves Couder and coworkers discovered that droplets walking on a vibrating fluid bath exhibit several features previously thought to be exclusive to the microscopic, quantum realm. These walking droplets propel themselves by virtue of a resonant interaction with their own wavefield, and so represent the first macroscopic realization of a pilot-wave system of the form proposed for microscopic quantum dynamics by Louis de Broglie in the 1920s. New experimental and theoretical results in turn reveal and rationalize the emergence of quantization and quantum-like statistics from this hydrodynamic pilot-wave system in a number of settings.
MICHEL SPIRA (UFMG)
Título: Matemática e o homem vitruviano.
Resumo:
Nesta conferência faremos comentários históricos, artísticos e matemáticos sobre a famosa gravura de da Vinci, bem como discutiremos alguns dos mitos associados a ela.
ROGERIO MARTINS (Universidade Nova de Lisboa)
Título: A minha bicicleta calcula áreas!
Resumo:
Nesta palestra falaremos de bicicletas, máquinas a pedais e, claro, de matemática.Vamos ver que o Sherlock também se engana, pelo menos em matéria de bicicletas. Caso para dizer: “Não tão elementar meu caro Holmes!”.
Mais! Vamos ver, ao vivo, o estranho caso da bicicleta que sabe calcular áreas.
PALESTRAS

ÁREA, PERÍMETRO E PERÍMETRO FRACTAL DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
JAIME B. RIPOLL (UFGRS

CIRCULOS DE FAREY, LADRILHAMENTOS E FRAÇÕES DIVERTIDAS
RAIBEL DE JESUS ARIAS CANTILLO e LAURA VICTORIA FORERO (USP)

COMPLETUDE DOS NÚMEROS REAIS E O TEOREMA DOS INTERVALOS ENCAIXANTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA – ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PRECISAM MESMO DE ANÁLISE REAL?
DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO (UFCG)

EXPLORANDO COM MATERIAIS CONCRETOS PERÍMETROS E ÁREAS DE POLÍGONOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS
FLÁVIA SOUZA MACHADO DA SILVA (UNESP), ERMÍNIA DE LOURDES CAMPELLO FANTI (UNESP), ÉVELIN MENEGUESSO BARBARESCO (UNESP)

FUNÇÕES TRANSCENDENTES: SOBRE OS PROBLEMAS DE KURT MAHLER
JOSIMAR J. RAMIREZ AGUIRRE (UFU)

LUZ, CAMERA, MATRIZES
GLADSON OCTAVIANO ANTUNES (UNIRIO)

MATEMÁTICA E TIPOGRAFIA: DESIGN DE FONTES DO ALFABETO
MARCO AURELIO PALUMBO CABRAL (UFRJ)

OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA UMA ABORDAGEM DINÂMICA DO ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
WANDERLEY MOURA REZENDE (UFF)

OFICINA DE ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
DENISE N. VIOLA (UFBA), CONCEIÇÃO A. G. TAVARES(UFBA)

O GRAFO DE PETERSEN
ABEL DELGADO (UFRO)

O PENSAMENTO MATEMÁTICO NA ESCOLA BÁSICA
CYDARA C. RIPOLL (UFGRS)

O PROJETO “LIVRO ABERTO DE MATEMATICA”
FABIO SIMAS (UNIRIO)

TODO DIA É DIA DE VER MATEMÁTICA COM ARTE
KATIA REGINA ASHTON NUNES (ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL MIRAFLORES)
UMA INCRÍVEL EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA UNIVERSAL: O PODER DO CÁLCULO PARA ALUNOS INICIANTES
DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO (UFCG)

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO DIDATICO PARA COMPREENSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
LYS LOANNE MOTA RIBEIRO(IFPI) E JOSÉ EDVALDO VILANOVA DA SILVA JÚNIOR (IFPI)