Atividades

Conferências

Conferências convidadas com duração de 50 minutos.

Comunicações

Apresentações orais de 30 minutos dentro de qualquer um dos eixos temáticos. A submissão da proposta deve conter um resumo de 3 a 5 páginas.

Minicursos

Aulas de caráter expositivo, em duas possíveis cargas horárias: duração de 4 ou 6 horas-aula, divididas em dois ou três encontros, respectivamente. A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.

Oficinas

Distinguem-se dos minicursos pelo caráter prático (interativo, manipulativo, etc.), com duração de 2 ou 4 horas-aula, divididas em um ou dois encontros, respectivamente. Todo o material necessário deve constar explicitamente da proposta e será providenciado pelo proponente (exceto recursos computacionais; é imprescindível a especificação dos programas ou ambientes a serem utilizados). A submissão da proposta deve conter um resumo de 5 a 10 páginas.

Pôsteres e Pôsters digitais

Além da tradicional sessão de cartazes, trabalharemos com pôsteres digitais (slides) em formato PDF. Incentivamos a participação de trabalhos de Matemática desenvolvidos em projetos de Iniciação Científica, PET, PIBID, ou em outras atividades semelhantes. As apresentações serão exibidas automaticamente nas telas disponíveis e podem incluir vídeos ou imagens, com duração máxima de cinco minutos. Além da exibição permanente e continuada de todos os pôsteres, haverá um horário específico em que o expositor apresentará oralmente o trabalho aos interessados. A participação nesta sessão poderá ser por opção do participante ou por indicação da Comissão de Programa. A submissão da proposta deve conter um resumo de até 2 páginas.

Filmes

Sessão para contemplar a apresentação e discussão de filmes de divulgação cujo conteúdo matemático seja atrativo e de interesse amplo.

Exposições

Material concreto de divulgação matemática

Painéis e Mesas Redondas

Visam proporcionar contato e discussão entre formuladores de políticas públicas e a comunidade matemática formada por estudantes, professores e pesquisadores. Serão abordados os temas de formação inicial (Licenciatura) e continuada de professores de matemática assim como a produção e utilização de material inovador para ensino de matemática.