Apresentação

A Bienal de Matemática é realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e pela Instituição sede do evento a cada dois anos, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática; disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações; gerar textos de qualidade, que estimulem a leitura e o estudo da Matemática; promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática, incluindo, professores do ensino médio e superior; divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no ensino da matemática, fomentar a interação entre os diversos componentes da comunidade matemática brasileira e firmar o papel da SBM como instituição de referência junto a estudantes, professores e coordenadores de cursos de Matemática,  bem como profissionais de áreas afins. A Bienal de Matemática tem um público alvo muito amplo, incluindo estudantes em todos os níveis, e os professores e pesquisadores da Matemática e áreas afins em todo o território nacional.

O biênio 2017-2018 será o Biênio da Matemática, quando acontecerá uma série de eventos para promover a área no pais. Dentre estes eventos destacamos a Olimpíada Internacional de Matemática, principal olimpíada mundial e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM-2018), o maior evento da área e pela primeira vez realizado no hemisfério sul.

Estes eventos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.  Em 2017, de 23 a 26 de abril de 2017, a cidade do Rio de Janeiro receberá a VIII Bienal da SBM que será organizada pelo Instituto de Matemática da UFRJ e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A VIII Bienal da SBM será um dos eventos do marco de abertura do Biênio da Matemática. O evento contará com a presença de nomes destacados de diversas áreas. Serão oferecidas palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios e visitas guiadas de escolas ao evento, com uma expectativa de uma grande participação do público de estudantes e profissionais de Matemática do País.

No período de 27 a 30 de abril de 2017, acontecerá o Festival da Matemática como parte da Bienal e que faz parte do conjunto de iniciativas de popularização da Matemática durante todo o Biênio da Matemática.  O Festival tem como objetivo popularizar a Matemática atingindo um público que vai desde os pequenos a partir 2 anos de idade até um público mais exigente e com mais experiência na área. Atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família formarão o campo ideal para despertar novas formas de vivenciar a Matemática e desfazer o preconceito que existe em relação à disciplina. Mais informações sobre o Festival da Matemática podem ser obtidas em http://festivaldamatematica.org.br/